Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

13 DE JULHO: DIA MUNDIAL DO ROCK


Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof (vocalista da banda Boomtown Rats) organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.
O Show foi transimtido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. A música tema da campanha We Are The World (USA For Africa) - Composição: Lionel Richie / Michael Jackson - foi ouvida e cantada em todos os cantos do mundo!
Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock!
Origens do rock

Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

A rock na década de 1950: primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década. A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso: The Rolling Stones. No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Who, The Mamas & The Papas, Animals, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

O rock nos anos 70: disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath AC/DC e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd, Genesis, Queen e Yes.

Anos 80: um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores. Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso. Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo.  O R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
O Rock no Brasil

O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960.
Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Surge também a Tropicália, uma revolução musical promovida pelos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, que criaram um novo estilo ao fundirem as guitarras elétricas com os mais tradicionais gêneros da música de raiz nacional.
Também surge uma das bandas mais cultuadas até os dias atuais – Os Mutantes, formado por Arnaldo Batista, Sérgio Dias e Rita Lee, consagraram-se com um estilo musical que misturava desde psicodelia, Beatles, música concreta, erudita e até o samba.

Na década de 1970, surge o baiano Raul Seixas, misturando esoterismo e pura provocação, conquista os jovens com seu estilo debochado. Enquanto isso, Rita Lee cria a banda Tutti Frutti e se torna a grande dama do rock nacional. Os Secos & Molhados adaptaram o estilo glitter rock de Bowie à música folclórica, criando também um sucesso nunca visto antes.

A década de 1980, foi efervescente para o rock brasileiro, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: RPM, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Magazine, Capital Inicial , Nenhum de Nós, Camisa de Vênus, Biquíni Cavadão, Os Inocentes, Ratos de Porão, Ira! e Plebe Rude.
Cantores que despontaram nos anos 80: Ritchie, Lulu Santos, Lobão, Renaro Russo, Cazuza, Léo Jaime, Eduardo Dusek, Kiko Zambianchi, Marina Lima e Fernanda Abreu.

Nada década de 90, surge uma potência mundial do heavy metal: o Sepultura e fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Planet Hemp, Los Hermanos, Jota Quest, O Rappa, Pato Fu, Skank, entre outros.











Rock é alegria, energia, diversão, rebeldia; através de seu ritmo contagiante, nos ligamos ao nosso "eu" primitivo, tribal. Rock pode ser sim socialmente engajado - como demonstram todos os concertos que vieram após o Live Aid (Sting, Bono Vox e tantos outros). Portanto, repetindo os Rolling Stones deixo aqui a minha frase em homenagem a este dia:

"I know, it's only rockn'roll, but I like it!"

27 comentários:

Hod disse...

Olá Lia,
Valeu a lembrança de data tão importante. Dá para imaginar a vida sem o Rock? No meu caso não!!

Beijo pra vc.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lianara
Adoro Rock, acho que é um ritmo imortal. Enquanto existir alguém na terra, vai existir o Rock. Parabéns pela postagem.
Bjs

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Excelente postagem. o rock esteve sempre nas grandes transformações da sociedade. VIVA O ROCK!!! BEIJOS

Cida disse...

Oi Lia!

Ficou o máximo essa sua postagem!!!

Obrigada por compartilhar tudo isso conosco.
E eu que nem sabia que existia o "Dia do Rock"!...:)

Tenha um restante de semana maravilhoso, com muita Luz e Paz.

Beijinhos da amiga

Cid@

LUCIMAR SIMON disse...

Oi, Lia tudo bem? primeiro quero agradecer sua presença la no meu espaço, e depois falar desta bela postagem.
estou trabalhando minha monografia com musica tbm, 64 a 96 especificamente, mas com um cantor capixaba, estou muito feliz com o resultado, e adorei sua performa-se para expor a historia do rock

beijos

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Lia, beleza esta trajetória pelo Rock, melhor e mais didático creio ser impossível... Também não sabia que existia o 'Dia do Rock'.

beijão
tais luso

Unknown disse...

Deep Purple...Ai que saudades.

Beijinho.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá amiga! Belo post! Apesar de também gostar muito de Rock, confesso que muita coisa eu desconhecia. Grato pela lição.

Beijos e fique com DEUS.

Furtado.

SexyMachine disse...

Viva o rock!!!!!!!!!!
Como faz falta a Legião Urbana... Pra nos salvar deste juvenil que nasce hoje em dia...

Bjuxxx

Rosa Carioca disse...

Uma verdadeira aula sobre o tema. Valeu. Gostei.

Sandra disse...

Parabéns..Deu um geral nesse rock.
Quanta coisa boa troxe aqui.
Parabéns.
sandra

Saozita disse...

Olá Lia, muito interessante este seu post e muito completo. Adorei este seu espaço. Parabéns e continuação de bom trabalho.

Tenha uma boa semana.
Beijinho

Regina Rozenbaum disse...

Lia, moça linda de viverrr, amada!
Viajei....viajei sem fazer uso de nenhuma droga, a não ser dessa que me fazia dançar, dançar e dançar até o sol raiar! Tempos bons, até concursos de dança ganhei? Crês??? Hoje em dia...xáprálá! SEFOIA na veia rsrs
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Rafeiro Perfumado disse...

Isto é que é uma reportagem a sério, já vi séries na televisão menos completas!

Beijocas!

Franck disse...

Obg pela visita e comentário...Espero-a sempre! Tbém já estou seguindo-a, e, nem poderia ser diferente, aqui muita beleza e sensibilidade: Clarice, Leminski, Rock...
Abçs! Voltarei com calma para colocar uma poltrona e passar mais tempo no seu reticências...

Marilu disse...

Olá querida Lia, primeiramente vim agradecer a visita e as palavras carinhosas, adorei seu blog e já estou seguindo também. Linda postagem sobre o dia do Rock...Beijocas

alegria de viver disse...

Olá querida

Muito obrigada pelas lindas palavras.
Para perceber a luz é porque seu coração é iluminado.

Com muito carinho BJS.

Regina Rozenbaum disse...

Lia, moça linda de viverrr, amada!
Volto hoje para lhe fazer um convite: vamos participar do POR UM MUNDO MELHOR? Seu blog tem tudo haver... Você faz A diferença!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Sandra Gonçalves disse...

menina que postagem...Maravilhosa.
E viva o rock .
Tem coisa melhor?
Eu amo.
Bjos achocolatados

Rui disse...

Olá Lianara.

Primeiro: Como eu me lembro bem desse dia do extraordinário concerto que foi o “Live Aid” e do HOMEM fantástico humanista que foi o Bob Geldorf nessa altura e que continua a ser, que se empenhou de maneira determinada, com dinheiro do seu próprio bolso, para levar a cabo esse seu sonho, reunindo nesse concerto toda a gente famosa que lhe foi possível reunir !
Uma música, entre tantas outras do concerto, que ficou para sempre : “We are the World” que comoveu e mexeu com todo o mundo !
Ganhou não só a Etiópia (o alvo principal), como toda a África e ganhou todo o mundo que a partir daí ficou mais solidário com estas causas. Ele ensinou a “fazer o bem” !

Segundo: Belíssima compilação da História do Rock ao longo das décadas !
Podes crer que valeu bem o trabalho, que não deve ter sido pouco !
Assim vale a pena que um blog dê trabalho. Fica qualquer coisa de muito valor, que merece ser muito bem apreciado !

Beijão, Lia e muitos parabéns pelo post !
.

Sandra Gonçalves disse...

passando para desejar-te um lindo final de semana.
Bjos achocolatados moça linda!

Bill Falcão disse...

Sensacional post, Lia! Para nós, amantes do rock, uma divertida aula de como esse gênero musical revelou tantos gênios! Adorei!
Bjooo!!!

Bill Falcão disse...

Sensacional post, Lia! Para nós, amantes do rock, uma divertida aula de como esse gênero musical revelou tantos gênios! Adorei!
Bjooo!!!

Majoli disse...

Oi Lia, que postagem MARAVILHOSA.
Amei os vídeos escolhidos, parabéns.

Beijos com carinho no teu ♥

Crista disse...

\o/ uhuuuuuuuu \o/
ADORO quando gente importante e querida como tu,"corre"atrás de mim(pior seria correr de mim,né?...rsrsrsrsrs...)
Não te gelei porque quis...é que estou gelada que nem um picolé(deves estar sabendo do frio aqui no sul...ainda bem que não sou moradora de rua...só moradora no coração de maridão...e o safado não quer nem saber de me "agasalhar"...huaschuaschuasch...)favor não pedir para me lamber,senão tua linguinha fica grudada...heheheeeeeeee...esse é o perigo do picolé...rsrsrsrsrs...
Explicada a minha ausência????
Adoro-te,porque me fizestes sentir muito importante!
Que 10 tipos de nojo que te deu,né?
Em vez de eu dizer que te adoro pelo que tu ésssss...
Mas tu sabes que te ADORO por isso também!!!!!
Beijos com a ponta de meu narizinho gelado...
éééékkkkkkkkkaaaaaaaaaaaa...que raiva que te deu de mim,né?
Deixa pra lá...ainda te sapeco uns beijos com o calor do sol...lascou-seeeeeeeee...huaschuaschuasch...
Nem me precisas chamar de boba...sou mesmo...por TI...
\o/ uhuuuuuuuuuuuuuuu \o/

Crista disse...

\o/ uhuuuuuuuu \o/
ADORO quando gente importante e querida como tu,"corre"atrás de mim(pior seria correr de mim,né?...rsrsrsrsrs...)
Não te gelei porque quis...é que estou gelada que nem um picolé(deves estar sabendo do frio aqui no sul...ainda bem que não sou moradora de rua...só moradora no coração de maridão...e o safado não quer nem saber de me "agasalhar"...huaschuaschuasch...)favor não pedir para me lamber,senão tua linguinha fica grudada...heheheeeeeeee...esse é o perigo do picolé...rsrsrsrsrs...
Explicada a minha ausência????
Adoro-te,porque me fizestes sentir muito importante!
Que 10 tipos de nojo que te deu,né?
Em vez de eu dizer que te adoro pelo que tu ésssss...
Mas tu sabes que te ADORO por isso também!!!!!
Beijos com a ponta de meu narizinho gelado...
éééékkkkkkkkkaaaaaaaaaaaa...que raiva que te deu de mim,né?
Deixa pra lá...ainda te sapeco uns beijos com o calor do sol...lascou-seeeeeeeee...huaschuaschuasch...
Nem me precisas chamar de boba...sou mesmo...por TI...
\o/ uhuuuuuuuuuuuuuuu \o/

William disse...

Sabia que iria achar The Rolling Stones aqui! Simplesmente a melhor banda de rock em todos os tempos.
Eu costumo dar notas mais ou menos assim:
Elvis, Stones e Beatles = 10
Os outros = 0 à 9,99

I know, It´s only rock and roll
But I like it!

Beijo