Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Hoje é o Dia da Televisão!

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia da Televisão, data que homenageia Santa Clara, oficialmente reconhecida como padroeira da TV, pelo Papa Pio XII, em Roma.
Sua mãe, ainda grávida, recebeu uma mensagem que dizia que sua filha traria a "luz ao mundo", motivo pelo qual recebeu o nome de Clara.
De família nobre, Clara se entregou à vida devota da caridade, seguindo os princípios de São Francisco de Assis, de pobreza e fraternidade.

Santa Clara - Padroeira da Televisão
As primeiras transmissões televisivas foram feitas no início do século XX, através de ondas eletromagnéticas enviadas pelas transmissoras de televisão. Mas foi através da invenção do russo Vladmir Kosma Zworykin, o iconoscópio, que chegou-se a televisão que conhecemos.
A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.

No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.
Logomarca da TV TUPI, primeiro canal de TV da América Latina

Após tantos anos e tanta modificação na televisão brasileira, é impossível não refletir sobre sua importância. Avaliar o quanto a nossa cultura mudou, no quanto ela influencia as nossas decisões e entender que para muitos, infelizmente, ela é a única diversão (e, diga-se de passagem, algumas programações são um verdadeiro lixo).

HISTÓRIA DA TV NO BRASIL – Parte I


HISTÓRIA DA TV NO BRASIL – Parte II


Comerciais inesquecíveis:
 Comercial Casas Pernambucanas 1962


Comercial Antigo - Cobertores Parahyba


Comercial Antigo - Varig

Comercial - Extrato de Tomate Elefante

Comercial - Fósforos Fiat Lux

Cotonetes Johnson & Johnson - 1978


Shampoo Colorama - Você se lembra da minha voz?

Pipoca com Guaraná

Propaganda – Parmalat


Saudade da época em que os profissionais da TV buscavam o bom gosto como inspiração. Hoje se usa mulher produzida por botox e silicone. Tudo tem que ser high tech ou apelativo sexualmente.
Fica a boa lembrança.

16 comentários:

Kelly Kobor Dias disse...

Um mergulho na história televisiva, adorei, beijos

Unknown disse...

Apesar de só ter visto as primeiras imagens televisivas no final da década de 50 eu também estou com você, seudades da TV de antigamente. Como era mais gostosa e inocente de ver.
Parabéns pela bela postagemn.
Abraço

Andradarte disse...

O que se aprende por aqui...
Voltarei para ver mais,
que agora não deu...
Beijo

Bordados e Retalhos disse...

Ai quanta informação legal. Nem sabia que Santa Clara é a padroeira da Televisão e olha que eu trabalho para a Igreja. Adorei os vídeos. Menina coitada de Santa Clara, deve virar a cara quqanso vê certas coisa na TV de hoje em dia. cada coisa que até o dia... deve estranhar. Rsrsrs. Bjs querida

Nilce disse...

Lia!!!!!

Que post espetacular!
Adorei ver as propagandas.
Bênção à Sta Clara!
Voltei ao passado e me senti muito bem.
Vcs estão colaborando comigo, hoje.
Obrigada!

Bjs no coração!

Nilce

Wanderley Elian Lima disse...

Devo confessar que acabo de assinar meu atestado de velhice. Assisti a todos esses comerciais rsrsrs
Beijos

Marilu disse...

Querida amiga, fico imaginando o que seria de nós se não houvesse a televisão. Que vidinha chata teríamos...Adorei teu texto tão explicativo...Beijocas

Socorro Melo disse...

Que beleza de post, Lianara!

Algumas informações eu nem sabia, como a de Santa Clara ser a padroeira da TV.
Lembrei de vários desses comerciais, e já vi novelas na TV Tupi, Mulheres de Areia, com a Eva Wilma e o Carlos Zara.

Bom resgate, da história da televisão.

Beijos
Socorro Melo

Milene Lima disse...

Acredita que não vi nenhum desses comerciais? Rsrsrs...mentiraaaaa! Alguns vi sim, e nao foi apenas o da Parmalat. Muito bacana esse post, merecido pela importância desse meio de comunicação hipnotizante.

Cheirinhos...

Milene Lima disse...

Acredita que não vi nenhum desses comerciais? Rsrsrs...mentiraaaaa! Alguns vi sim, e nao foi apenas o da Parmalat. Muito bacana esse post, merecido pela importância desse meio de comunicação hipnotizante.

Cheirinhos...

Sonia Pallone disse...

Que coisa mais linda e gostosa de ver Lia! Adorei o post! Sensível, saudosista, ingênuo na sua forma de ser. Valeu querida. Bjs.

LUCIMAR SIMON disse...

Legal Lia adorei os videos, parabens

beijos

Vitor Chuva disse...

Olá Lia!

Nunca me passaria pela cabeça que televisão tivesses padroeira sancionda pela Igreja:Certamente que não de tudo que por lá passa ... direi eu.
A caixinha que mostra e mudou o mundo, dificilmente conseguiríamos hoje passar sem ela. Tem muito de bom, mas também não lhe falta muito de mau e mediocre que nos entra pela casa adentro sem pedir licença.No fundo, será um pouco como tudo o mais; tem os dois lados, e cabe-nos a nós escolher - quando escolha existe...
Está muito bem apresentado o tema; fiquei a conhecer algo mais do que aquilo que já sabia.

Beijinhos.
Vitor

Cida disse...

Ótimo post amiga. Amei!

Quantas recordações afloraram!...:)

Obrigada por compartilhar tudo isso com a gente.

Beijo grande, e fique com Deus

Cid@

João52 disse...

olá amiga...

já há algum tempo que aqui não vinha ao seu cantinho onde a aprendisagem se faz a cada letra que aqui lemos... adori seu post... fiquei a conhecer um pouco mais sobre essa "caixa" que todos nós idolatramos hoje em dia a Televisão...

Saudações poéticas...

William disse...

Muito legal. Me lembro de ter assistido vários programas de auditório quando garoto. Inclusive do meu Tio, que foi apresentador da Rádio Nacional no RJ. Época da jovem guarda, da Tropicália, dos Festivais de Música...assim como no rock naquela época, a televisão era feita na "raça" e "coragem".
Beijo.