quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Hoje é o Dia da Televisão!

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia da Televisão, data que homenageia Santa Clara, oficialmente reconhecida como padroeira da TV, pelo Papa Pio XII, em Roma.
Sua mãe, ainda grávida, recebeu uma mensagem que dizia que sua filha traria a "luz ao mundo", motivo pelo qual recebeu o nome de Clara.
De família nobre, Clara se entregou à vida devota da caridade, seguindo os princípios de São Francisco de Assis, de pobreza e fraternidade.

Santa Clara - Padroeira da Televisão
As primeiras transmissões televisivas foram feitas no início do século XX, através de ondas eletromagnéticas enviadas pelas transmissoras de televisão. Mas foi através da invenção do russo Vladmir Kosma Zworykin, o iconoscópio, que chegou-se a televisão que conhecemos.
A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.

No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.
Logomarca da TV TUPI, primeiro canal de TV da América Latina

Após tantos anos e tanta modificação na televisão brasileira, é impossível não refletir sobre sua importância. Avaliar o quanto a nossa cultura mudou, no quanto ela influencia as nossas decisões e entender que para muitos, infelizmente, ela é a única diversão (e, diga-se de passagem, algumas programações são um verdadeiro lixo).

HISTÓRIA DA TV NO BRASIL – Parte I


HISTÓRIA DA TV NO BRASIL – Parte II


Comerciais inesquecíveis:
 Comercial Casas Pernambucanas 1962


Comercial Antigo - Cobertores Parahyba


Comercial Antigo - Varig

Comercial - Extrato de Tomate Elefante

Comercial - Fósforos Fiat Lux

Cotonetes Johnson & Johnson - 1978


Shampoo Colorama - Você se lembra da minha voz?

Pipoca com Guaraná

Propaganda – Parmalat


Saudade da época em que os profissionais da TV buscavam o bom gosto como inspiração. Hoje se usa mulher produzida por botox e silicone. Tudo tem que ser high tech ou apelativo sexualmente.
Fica a boa lembrança.
Postar um comentário