Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Blogagem Coletiva - "Minha ideia é meu pincel"

Este post faz parte da Blogagem Coletiva “Minha Ideia é Meu Pincel” proposta pela amiga Glorinha, do Café com Bolo .

Tema de hoje: Antonio Poteiro - Bumba Meu Boi
Quando vi a tela, imediatamente lembrei o carnaval de Antonina, litoral do Paraná. Local de nascimento do meu marido e nosso refugio nos finais de semana e lugar onde passamos todos os carnavais.
Antonina - litoral do Paraná
O carnaval de Antonina é considerado o melhor do sul do país, por ser o mais autêntico, mais tradicional e animado de todos, com bailes públicos, concursos de fantasias, desfiles de escolas de samba e blocos folclóricos e carnavalescos. Os Blocos Folclóricos desfilam no sábado e o primeiro é o Bloco Folclórico Boi Barroso.
Carnaval de Antonina
O BOI BUMBÁ DE ANTONINA
A dança do Boi-Bumbá de Antonina - uma variação do Bumba Meu Boi - começou em 1920, quando um imigrante vindo de Santa Catarina, o Sr Pedro Bedenaque, implantou no carnaval local o Bloco do Boi Barroso.

A história: Uma mulher grávida tem desejos e quer degustar a língua do um boi, seu marido preocupado corta a língua do boi mais valioso existente na propriedade de seu patrão, um rico fazendeiro. Com o corte da língua, o boi morre. O proprietário sente a falta do boi e faz-se a procura. Cadê meu boi?? Depois de intensa procura chega-se a fonte causadora do desaparecimento: o pai Mateus. Catarina, sua esposa havia saciado seu desejo, e como devolver o boi ao patrão?
Pai Mateus faz diversas tentativas para ressuscitar o boi morto e não tem sucesso, ele faz apelo para todo tipo de medicamento, rezas, pajelanças, nada acontece. E então, sob o toque da música, o boi desperta e ao sair dançando a alegria e geral!
A dança ressuscita o boi e a festa continua...

Fotos do desfile do Bloco Folclórico Boi Barroso de Antonina:

Aproveito esta blogagem para divulgar o Carnaval de Antonina: O Melhor do Sul do Brasil.

Eu e meu marido no Carnaval de Antonina

Carnaval de Antonina
Venha conhecer!



.

25 comentários:

Unknown disse...

Lia

Gostei muito, muito, muito, muito, muito, muito do seu post. O mais esclarecedor que encontrei.

Ao olhar para o quadro, dei comigo a pensar que ao longo da vida, vi muitas exposições e visitei inúmeros museus, mas o que retenho com nitidez, é que nunca parei nas salas dedicadas ao naif. Tenho a certeza que é uma falta de sensibilidade minha. O naif nunca foi a minha praia no que toca à arte. Tal como não sou apreciador do chamado cubismo.

Não é desdenhar dessa arte, é falta de identificação. Somente isso.

Ao ler alguns posts, estou a aprender o que quer dizer 'Bumba, Meu Boi'. Não fazia amais pequena ideia.

Aproveito para me despedir da blogagem coletiva, que nos trouxe experiências muito interessantes.

Agradecido.

Valquíria Calado disse...

Belo, nosso País é mesmo lindo e diversificado, parabéns amiga, beijinhos.

Anônimo disse...

Arrasou, Lia!!!
Lindas fotos, baita divulgação!!! Bjssssss

Élys disse...

Gostei muito de conhecer o carnaval de Antonina, através desta blogagem
Lindas as fotos. Fiquei feliz em passar por aqui.

*Mi§§ §impatia* disse...

Adorei o post amiga... não conhecia sobre essa cidade nem seu carnaval......fiquei maravilhada e com vontade de conhecer.....
Lindo dia pra ti, beijos.

Beth/Lilás disse...

Que lindo post Lia!
Eu nem sabia que esta festa de folclore espalhava-se tão mais abaixo, no sul, do nosso país!
Adorei ver tanta foto bonita por aqui.
beijos cariocas

Glorinha L de Lion disse...

Lia minha querida, estou impressionada com a qualidade dessa última blogagem! Que coisa mais linda e emocionante! Parece que tocou a fundo oa alma dos brasileiros e até de alguns portugueses...Trouxe lembranças, emoções, recordações...coisa linda de ver e ler! Emocionante mesmo. E adorei saber que há de norte a sul a mesma festa, o mesmo folclore de raiz...lindo demais! Obrigada por participar com sua sensibilidade e emoçao da blogagem, beijos,

pensandoemfamilia disse...

Parabéns pela participação e grata por nos far informações deste carnaval que é tão saudoso para mim, à moda dos tempos passados aqui no RJ, que de certa forma relatei na minha participação de hoje.
bjs

Unknown disse...

Nós também fugimos da cidade fervilhante no carnaval de Salvador. E sempre encontramos refugio onde os festejos são com o tradicional e antigos carnavais, é tudo uma beleza. E, também onde não tem carnaval, onde só avistamos a natureza em seu pleno afloramento de beleza.
E pelas imagens as comemorações momesca é de pura beleza ai em Antonina.
Abraço

orvalho do ceu disse...

Oi, querida
Que lindo o seu post!!!
Muito alegre, colorido... unido.... como o bumba meu boi requer... Parabéns!!!
Amahã tem sorteio pra quem participou dessa Coletiva. Passa lá, vou esperar vc no meu Blog IDADE,tá?
Abraços fraternos e bjs de paz.

William Garibaldi disse...

Que riqueza a tua participação!!!
Adorei!
O Blog também é muito belo!
não me canso de elogiar!

José María Souza Costa disse...

Vou resumir " AVASSALADOR"
Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles, estarei grato esperando por vc, lá
Abraços de verdade

Manuela Freitas disse...

OLá Lia,
Post muito informativo, muito mais para mim que sou de longe e nunca estive no Brasil!
Ai esse vosso Carnaval é demais, gostava de ir ao Brasil nessa altura, por cá há só uma espécie de Carnaval, onde falta o melhor, o calor!!!
Beijinhos,
Manú

Nilce disse...

O Carnaval de Antonina, além de famoso e melhor, é sensacional.
Adorei a sua postagem Lia. Fotos maravilhosas.

Bjs no coração!

Nilce

Unknown disse...

Tudo por aqui é lindo.

Beijo.

chica disse...

Deve ser mesmo lindo e bem animado esse caraval de Antonina! Linda participação!beijos,chica

Wanderley Elian Lima disse...

Adorei o que vi do carnaval de Antonina, quem sabe ainda passo um lá. Tenho certeza que vou amar pois pelo que vi, não tem trio elétrico (detesto).
Bjux

Isadora disse...

Olha esse carnaval me pareceu muito bom. Colorido, animado, alegre como uma boa festa deve ser.
Quem sabe um dia dá para conhecer essa festa!
Um beijinho

Suziley disse...

Oi, Lia:
Adorei conhecer um pouquinho do carnaval de Antonina. LInda postagem, parabéns!! Muitas cores e alegria!! Um grande beijo no seu coração, boa noite :)

Unknown disse...

Lia
que bacana, Antonina é mesmo super animada heim.
deve ser ótimo festar nesta cidade.
adorei conhecer este lugar.
Parabéns querida, seu blog é super pra cima, colorido e cheio de energia.
hehehehehe
beijos

Unknown disse...

Lia
quero convidá-la para participar da brincadeira de fim de ano que estamos fazendo no meu blog Sonhareser
está tudo explicadinho neste link,
http://www.sonhareser.com.br/2010/12/1-dia-da-brincadeira-o-que-voce-faria.html
te espero viu.
beijinho

Misturação - Ana Karla disse...

Lia fui surpreendida pela sua gentil visita no Misturação.
E o melhor, nós pensamos logo em alguma lembrança de Boi.
Que carnaval alegre tem aí, não é?
Apreciei todas as imagens.
Essa tela foi mesmo muito animada para fechar essa blogagem.
Bom final de semana
Xeros

William Garibaldi disse...

Oi ! Voltei pra dizer que tem um mimo pra vc na nova postagem do Versos de Fogo, passa lá pra ver! Gostei tanto do visual de Natal daqui que decorei o Blog tbem!
Um Beijo!
E um lindo Natal!

Astrid Annabelle disse...

Olá Lia!
Finalmente estou conseguindo visitar os posts da blogagem coletiva.
Este seu está bacana demais. Belas fotos!
Gostei de saber que tem no sul esta mesma comemoração.
Um beijo grande
Astrid Annabelle

Evandro Oliveira disse...

Conheci hoje seu blog no espaço de um amigo em comum.Gostei muito.
Acho que ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração. Você faz isso muito bem. Parabéns!

Quando possível passa no meu blog:

http://sabordaletra.blogspot.com/