quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Blogagem Coletiva - "Minha ideia é meu pincel"

Este post faz parte da Blogagem Coletiva “Minha Ideia é Meu Pincel” proposta pela amiga Glorinha, do Café com Bolo .

Tema de hoje: Antonio Poteiro - Bumba Meu Boi
Quando vi a tela, imediatamente lembrei o carnaval de Antonina, litoral do Paraná. Local de nascimento do meu marido e nosso refugio nos finais de semana e lugar onde passamos todos os carnavais.
Antonina - litoral do Paraná
O carnaval de Antonina é considerado o melhor do sul do país, por ser o mais autêntico, mais tradicional e animado de todos, com bailes públicos, concursos de fantasias, desfiles de escolas de samba e blocos folclóricos e carnavalescos. Os Blocos Folclóricos desfilam no sábado e o primeiro é o Bloco Folclórico Boi Barroso.
Carnaval de Antonina
O BOI BUMBÁ DE ANTONINA
A dança do Boi-Bumbá de Antonina - uma variação do Bumba Meu Boi - começou em 1920, quando um imigrante vindo de Santa Catarina, o Sr Pedro Bedenaque, implantou no carnaval local o Bloco do Boi Barroso.

A história: Uma mulher grávida tem desejos e quer degustar a língua do um boi, seu marido preocupado corta a língua do boi mais valioso existente na propriedade de seu patrão, um rico fazendeiro. Com o corte da língua, o boi morre. O proprietário sente a falta do boi e faz-se a procura. Cadê meu boi?? Depois de intensa procura chega-se a fonte causadora do desaparecimento: o pai Mateus. Catarina, sua esposa havia saciado seu desejo, e como devolver o boi ao patrão?
Pai Mateus faz diversas tentativas para ressuscitar o boi morto e não tem sucesso, ele faz apelo para todo tipo de medicamento, rezas, pajelanças, nada acontece. E então, sob o toque da música, o boi desperta e ao sair dançando a alegria e geral!
A dança ressuscita o boi e a festa continua...

Fotos do desfile do Bloco Folclórico Boi Barroso de Antonina:

Aproveito esta blogagem para divulgar o Carnaval de Antonina: O Melhor do Sul do Brasil.

Eu e meu marido no Carnaval de Antonina

Carnaval de Antonina
Venha conhecer!



.
Postar um comentário