Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

MENTIRA, A PROVA MAIOR DE FALTA DE CARÁTER


MENTIRA, A PROVA MAIOR DE FALTA DE CARÁTER - Tony Ayres

Qualquer profissional que milita na área da saúde mental conhece bem o que Ana Freud (a filha de Sigmund Freud), deixou muito bem estabelecido em seu livro: "O ego e os mecanismos de defesa" - os mecanismos de defesa, propriamente ditos, que foram nominados, como: regressão, negação, projeção, introjeção, identificação,etc.

Ora, os mecanismos de defesa são geralmente negativos, porque fazem parte da neurose e trabalham o tempo todo a fim de que a pessoa não enfrente seus problemas de frente, utilizando-os como "válvulas de escape" ou "saídas pela tangente" inconscientes, provocando assim, a perenização da doença.

No entanto, desejo falar aqui de um outro "mecanismo de defesa" (entre aspas mesmo), o qual as pessoas incapazes de construírem em si mesmas um caráter forte, maduro e confiável, acabam por desenvolver, esperta e conscientemente.
Refiro-me à essa erva daninha emocional chamada mentira.

Por causa da mentira, pessoas foram levadas às fogueiras, inocentes foram condenados à morte, países foram tiranizados, crianças foram sacrificadas, pais de família perderam seus empregos, corações foram dilacerados, casamentos foram desfeitos, pessoas enlouqueceram de dor, pobres ficaram mais pobres, ricos ficaram mais ricos... e a lista pode ir aumentando "ad nauseam".

A mentira é negativa porque revela: fraqueza, incapacidade, covardia perante os próprios atos, imaturidade, desconsideração para com as demais pessoas, narcisismo, mas principalmente.... mau-caratismo.

É por isso que, via de regra, todo mentiroso é um mau caráter. Poderia, para ilustrar este texto, utilizar-me do tão conhecido exemplo da mentira dos políticos. Mas essa já está por demais conhecida e até banalizada.

Prefiro, para não ir muito além de meu propósito, neste artigo, limitar-me tão somente à mentira relacional - mentira em que um (ou os dois) dos parceiros sentimentais, grotescamente, dela se utiliza, para fraudar e enganar o coração do parceiro, numa relação de amor, por exemplo.

Conheço ( e você também deve conhecer!) um batalhão de pessoas estropiadas por completo na vida, porque, infelizmente, foram impiedosamente enganadas por outras em quem sempre acreditaram leais, e a quem devotavam a mais pura e cega confiança, o mais belo, cuidadoso e devotado amor...
Mas...foram apunhaladas pelas costas.

Pessoas que ferem, sem piedade, como foi dito, e pisoteiam o coração de outras, que as amam, tratando-as como tijolos ou pedras; e não como seres humanos que possuem alma, coração e sentimentos, estão mais perto da animalidade irracional do que da humanidade concedida pelo Criador.

Por isso, o seu "mecanismo de defesa" não merece eufemismos, não.

São, para vergonha delas, hipocrisia e falta de caráter, sim - um câncer que invade e toma conta da alma de seres humanos mesquinhos e rasteiros, movidos pela única força que conhecem: a nojenta força do egoísmo.

Que Deus nos proteja de tais pessoas! E que tenhamos a capacidade de discernimento para reconhecê-las e afastarmo-nos delas!

(Tony Ayres é professor e psicanalista, bacharel em teologia e educador)

15 comentários:

Júlio Castellain disse...

...
"A prática é o critério da verdade". (K.Marx)
...
Bjs.
...

Valquíria Calado disse...

Princesa, boa noite. Concordo e sei como é tudo de perto, e garanto é pior do que pensa ser usada assim, como se fossemos de pedra, te garanto que por mas que sejamos maduras e fortes desmoronamos... e ainda tem pessoas que nada sabem disso e nos julgam doentes emocionais, quando na verdade somos vitimas dos tais, que chegam a se divertir com emoções alheias. beijos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Gostei muito do teu texto, verdades absolutas.

Beijinhos
Sonhadora

Juliana Matos. disse...

A mentira é um mal difícil de se perceber, que a verdade permaneça sempre!
Um beijo Lia ;)

Marinha disse...

Dizem que o maior mentiroso é aquele que mente para si mesmo, e até pode ser. Mas quem mente, engana e usa de artifícios e dissimulação para manter "refém" quem somente deseja a verdade, esse, com certeza, é o mais perverso dos mentirosos.
Não vivo mais sem passar por aqui. E isso não é mentira!
Bjs, flor.

*Mi§§ §impatia* disse...

Oi amiga querida,
Nossa, belo texto sobre a mentira, um dos mais perfeitos que já li sobre isso.
Eu odeio mentiras, sejam elas de que tamanho forem. E pra que mentir? Mentira realmente tem perna curta e mais cedo mais tarde a verdade sempre vem à tona.
Bom domingão.
Beijos.

LUCIMAR SIMON disse...

"o ataque pode ser a melhor defesa" (Humberto Geissing), que essas pessoas paguem pelos seus atos, que teus sonhos caiam por terra e o arrependimento tome conta de sua vida, otimo texto.

adorei sua atitude e vontade de denuncia essa hipocrisia real.

Beijos Lya

Wanderley Elian Lima disse...

A mentira nem sempre é um defeito, as vezes é uma doença e como tal deve ser tratada. De qualquer forma é muito complicado conviver com uma pessoa mentirosa.
Beijos

Sonia Pallone disse...

A mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer...Tem lógica isso. Bjs querida, bom domingo.

Rui disse...

Olá Lia
O Tony Ayres disse tudo e muito bem !
Um Beijão

Francisco disse...

Oi Lia!
Alguns mentirosos, são tão convincentes que acreditam fielmente nas suas próprias mentiras, fazendo-as verdades absolutas. E ai de quem discorde...!
Para mim, o mentiroso é antes de tudo um fraco. Em todos os sentidos.
Beijos.

Unknown disse...

A mentira, como o óleo, flutua à superfície da verdade .

beijos.

Regina Rozenbaum disse...

Lia, amada, moça linda de viverrrr!
Deixei lá, para você, o meu OBRIGADA!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Jeannie Maria disse...

É triste que pessoas usam a mentira como muleta, mais triste ainda porque demoram muito para perceber o mal que fizeram ás outras pessoas e consequentemente a si mesmas...

Thica disse...

Oi, Lia! Vi sua carinha no meu blog e vim te conhecer.
Acho que a mentira é um artifício muito cruel que as pessoas usam nos relacionamentos. Tenho pena desses que não sabem como é bom ter um amor sem mentiras.

Beijinhos.