Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo?
Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração.

Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.


O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.


O Dia da Mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU como o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir.

8 comentários:

SexyMachine disse...

Parabéns Lia...

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Muito boa sua explanação sobre a data bonita. Meu sinceros parabéns... com reticências. Beijos

LUCIMAR SIMON disse...

Parabens Lia, bela homenagem, que esse dia possa sempre reforçar o quanto vcs sao guerreiras e merecedoras de todos os carinhos do mundo.

beijos

Por toda minha Vida disse...

Boa Tarde.

Que para você o dia Internacional da Mulher seja uma poesia de Clarice e que te embale sua vida sempre.

Renata

*Mi§§ §impatia* disse...

Mulher...
Tens sete sentidos
Sete chaves de poder
Mulher...
Mística flor, pétala serena
Seiva suave de uma árvore suprema
Indecifrável


Mulher...
Força felina e manhosa
Mulher frágil e poderosa
Sobretudo

Mulher...
Um sopro de vida no mundo
Alma do sonho e da dor
És assim quase perfeita
Perfeita dádiva do Criador...

Parabéns pelo nosso dia, amiga.
Beijos.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Lia!
Li todos os teus posts sobre o nosso dia. Parabéns!!! E obrigada pelas homenagens!
Bjkas!

wcastanheira disse...

OI AMIGA, gostei muito da sua página, muito linda com um visual clean, leve gostosa de andar, com belos textos, voltarei para bebericar novidades, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssssss

Anônimo disse...

Lianara.

Sempre agradeço àqueles que se colocam junto ao Verde Vida. Desta forma vamos propagando nosso objetivo maior, a causa ambiental, e ampliando um intercâmbio virtual, proveitoso.

Este seu texto é didático e, é claro, uma feliz homenagem.

Felicidades, sempre!