Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

PÁRE UM POUCO E VIVA...

Ninguém mais pensa em desconectar, em parar de fazer algo por alguns momentos do dia. Não dá mais. Precisamos trabalhar muito, o dinheiro anda cada vez mais escasso. Sei disso.

Dormir um pouco mais? Hã? Cai fora, isso dá culpa. Tempo é dinheiro: o negócio é trabalhar, é produzir à exaustão para ter um pouco mais de conforto. Para uns, é questão de sobrevivência – entendo, país pobre... Para outros, os mais sortudos, uma casa na praia, uma na serra, o carro do ano, viajar como um alucinado, roupas de grife e, no final, deixar um belo testamento... Também entendo. O ser humano é assim: quando tem o que mostrar, não mede as consequências e quase se mata. Mas a vida cobra:

Coitado! Já era... Mas viveu feliz, teve tudo o que quis – diria alguém, lá no velório do falecido. Será?

E depois do coitado ter se matado de trabalhar, nada vai mudar por aqui: a vida vai continuar a mesma: com seus terremotos, furacões, enchentes, os animais sofrendo nas mãos dos homens, epidemias se espalhando e os homens se matando barbaramente. E por nada. Será que vale tanto o sacrifício?

Desaprendemos a ficar um pouco na inércia. A cadeia de obrigações com hora marcada, a pressão no trabalho, preocupações com a família e ainda manter um certo status econômico geram o maldito estresse. Estresse que abre as portas pra tudo. Assim estamos nós, meio vulneráveis, uns coitados, num planeta em extinção. Credo!

Nossas férias tornaram-se um pesadelo: temos pouco tempo para conhecer o mundo que nos rodeia, pois o laptop e o celular não tiram férias... Vão juntos e solidários na alegria e na tristeza, até que a morte os separe.

Mas, enfim, cheguei ao meu momento de reflexão: agora estou dando mais valor à paz de espírito e à saúde. Estou dando prioridade ao essencial, e quero fazer jus ao que mereço: já briguei; já sofri; já tive minhas perdas; já entrei em discussões que nada acrescentaram. Mas contudo, sou feliz. Temos momentos de felicidade e momentos de tristeza.

Esta crônica nasceu num dia em que resolvi acordar mais tarde... Depois, veio chegando - de mansinho -, uma culpa desgraçada, como se quisesse me dizer: hei, sua preguiçosa, vai ficar aí esticada até quando? Putz...

Naquele momento, senti que precisava mudar o rumo das coisas, e resolvi desafiar antigos conceitos que absorvi da própria sociedade. Eu só quero poder reger a minha vida, como um maestro: pegar a batuta e escolher a melodia que for melhor pra mim, no meu compasso.

Tais Luso de Carvalho


Visitem o Blog da Tais Luso de Carvalho:

http://taisluso.blogspot.com/

20 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Lia, espero que teus leitores apreciem esta minha crônica e que queiram - os que não conhecem ainda - visitar o blog Porto das Crônicas. Gostaria muito de conhecê-los, também. E que venham, os meus, conhecer teu lindo blog.

Meu carinho a ti e a todos teus leitores.
Tais Luso de Carvalho

http://taisluso.blogspot.com

Rui disse...

Por que será que todos nós sabemos bem que isto é evidente e teimamos em proceder sempre ao contrário ?
Quantas vezes teremos que ouvir estas coisas até chegar o desgraçado do enfarte, ou coisa do género !
Obrigado pelo alerta, Lia.
Beijo
.

IT disse...

Lianara...(lindo nome)

Estive aqui e apreciei seu blog.
Cheio de ternura, encanto, leveza
fortaleza de mulher, Lia, tu é isso.

Agradecida estou pela sua visita.
Adorei o livrinho " no livro de minha
vida quem escreve sou eu" rs.
Certamente, voltarei e farei prazerosas leituras. Sinta se sempre a vontade lá tb
Carinhosamente,
IT(Irlene Teixeira)

*Mi§§ §impatia* disse...

Oi Lia querida, tudo bom?
Ah depois de tanto tempo reclusa, em meio a tantas dores, hoje estou com sede de vida. É muito bom viver, já tinha até me esquecido do quanto.
Bom fim de semana.
Beijos.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Oi Lia! Passando para te desejar um ótimo final de semana e dizer que foste muito feliz quando na escolha. A crônica da Tais é muito verdadeira e muito bem coordenada. Espero que sirva de alerta para àqueles que vivem exclusivamente para o trabalho.

Beijos e fiques com DEUS.

Furtado.

Sonia Parmigiano disse...

Lia querida,

Vim te visitar e te convidar a retirar o "nosso" selinho no meu Blog Verso & Prosa, para comemorarmos juntas o "Dia dos Blogueiros".

Um beijo e ótimo final de semana!!

Reggina Moon

ju rigoni disse...

Oi, Lia!

Agradecida por sua visita e por seguir o Fundo, venho para dizer-lhe que será sempre bem-vinda e que também apreciei muito seu blogue.

Quanto a esse belíssimo texto da Taís, tive a oportunidade de ler, lá no Porto. Taís tem essa capacidade de nos fazer olhar para dentro para buscar aquilo que realmente é importante. Seu Porto das Crônicas é um dos meus portos de reflexão preferidos.

Bjs, Lia, também já estou te seguindo. Inté!

Crista disse...

Já faz algum tempo que dei um basta em muita coisa...e agora posso dizer que realmente sou feliz...mas tem que se ter garra para mudar!!!!

Milene Lima disse...

Oi, Lia. Belíssima crônica da sua amiga. Fui no cantinho dela...muito bacana.
Beijocas e te cuida.

JUREMA disse...

Quando despertamos para o valor do SER , deixamos de tanto querer TER e a paz se renova dentro de nós.
Necessário se faz esta mudança de paradigmas ,que nos aprisionam ao longo dos tempos.
Parabens pelo teu blog é lindo e a musica um complemento muito especial.
Beijos

José Ramón disse...

Lianara Olá! Tem um prémio no meu blog, você pode coletar Greetings

Graça Lacerda disse...

Oi, Lianara!

Seu blog é uma doçura, amei vir conhecê-lo...para retribuir sua amável visita.

Levei o selo para o meu blog Anjo de Prata.Um beijo!

Vitor Chuva disse...

Olá Lia!

Gerir a vida, o que fazemos dela, ou o que nela deixamos de fazer, não é tarefa nada fácil - nunca se chega à perfeição.E a própia vida também não ajuda; para muitos está cada vez mais difícil, situa-se ao nível da sobrevivência. Mas, curiosamente, também para muitos outros, situados no extremo oposto,é também o dinheiro que a vai comandando, ao contrário do que diz o poeta, que "o sonho comanda a vida"- que soando bem, nem sempre corresponde à verdade.

Beijinhos; bom fim de semana.
Vitor

*Mi§§ §impatia* disse...

Tem selinho pra ti do dia do blogueiro em http://memesdamiss.blogspot.com/
Espero que goste, beijos.

Anônimo disse...

Feliz dia do Blogueiro!!!
:D

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Adorei o texto.
deixo um beijinho e todo o meu carinho.
Sonhadora

Hana disse...

Lianara ests seus post são incríveis, não só post, mas seu blog é todo divino, adoro.agora quero sabr mais sobre as cronicas Tais Luso.
com carinho
Hana

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Lia!
Como já disse à Taís, não devemos deixar para amanhã, o que podemos fazer hoje!
Bjkas, minha linda! Bom domingo!

Silvia Masc disse...

O mundo atual está sempre nos pedindo pressa, mas o amadurecimento me trouxe a necessidade de momentos de quietude, não abro mão deles.

beijinho

lá no Longevidade, tem uma brincadeira pelo dia do blogueiro que foi ontem...

Sonia Pallone disse...

Lindamente reflexivo ! A autora conseguiu captar toda a essencia sem perder o perfume!... Bjs querida.