Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

AS HORAS

HORÁRIOS DO CORPO HUMANO

DESPERTAR das 7h às 8h
Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. A partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito.
ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça um mau-humor.

PRAZER das 9h às 10h
A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

TRABALHO das 10h às 12h
O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

DESCANSO das 13h às 14 h
A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente a digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

MOVIMENTO das 15h às 16h
A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

RUSH das 18h às 19h
À partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico -hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.

PILEQUE das 20h às 21h
Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

SONO à partir das 20h...
A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

REGENERAÇÃO das 21h à 1h
Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Fonte: Yvan Touitou, Cronobiologista da Faculdade de Medicina - Pité-Salpêtrière

21 comentários:

Rui disse...

ÓLia, muito curiosos e muitíssimo interessante ! Não fazia ideia dos porquês dessas modificações no organismo, nssas fases horárias.
Chego à conclusão é que me estou a roubar muitas horas úteis, de sono ! :))

Anônimo disse...

muy interesante tema el que nos compartes, muchas gracias.
besos

Nadine Granad disse...

Também achei bem interessante *-*

Abraços carinhosos =)

Crista disse...

Parabéns pela postagem...aprendi e gostei demais!

Unknown disse...

É muito interessante mesmo. Já havia lido sobre o assunto, mas essa fica como fonte de estudo.
Bjoa e abraço.

Unknown disse...

Genial.

Beijo.

✿ Regiane ✿ disse...

Olá!!!
Nossa, quanta informação interessante sobre nosso corpo, só tinha conhecimento de algumas.
Obrigada pelas dicas.Amei!
LINDA TARDE DE QUINTA.
Bj

IT disse...

O nosso relógio biológico agradece!
E vc, tão gentilmente! nos passou essa rica informação.

Um olhar de admiração na hora certinha pra Lianara, aliás acho seu nome lindo..rs

IT

Jorge disse...

Que interessante.
Como se diz, vivendo e aprendendo.

Um beijo!!!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lianara
Muito interessante o conteúdo do texto, a maioria das pessoas desconhece esse metabolismo.
Beijos

*Mi§§ §impatia* disse...

Não sabia de todas essas coisas......interessante demais, adorei.
Obrigada por compartilhar todo esse conhecimento conosco, amiga.
Beijos.

legalmente loira... disse...

oi amiga,
estava com muitas saudades mas enfim vc veio que delicia.
bela postagem aprendi muito por aqui hoje.
muito util.
abraços e bjos com carinho da amiga rita.
"O que a memória ama, fica eterno.
Te amo com a memória, imperecível."
Adélia Prado

MARCELO DALLA disse...

Olá Lia!!!!!!!!
Amiga da Glorinha, minha amiga é!!! Passei pra retribuir a visita e me enconatei com seu espaço tb, senti um super astral.

Quanto a este post, me fez pensar muito. Há tempos quero mudar minha rotina, sempre fui notívago. Quando consigo ajustar meu horário, fico por um tempo... quando vejo, já tô indo dormir tarde de novo. Uma hora vou conseguir, esse texto foi um grande estímulo.

Super bjo, vou seguir vc tb.

Glorinha L de Lion disse...

OI Lia! Consegui! Achei seu blog super legal! e muitos posts tem a ver com nossa próxima blogagem que a Mila vai fazer...sobre as coisas simples da vida...fora o visual que é lindo, tanto da dona quanto do blog...como vc é linda criatura!
Gostei demais daqui...agora virei sempre.
beijinhos.

SexyMachine disse...

Nossa... Muito interessante linda... Nossa amei saber de tudo isso... Até te agradeço postar algo de tão valor ao ser humano...Parabéns... Nota 100000000000000000000...

Bjuxxxx

Felina Mulher disse...

Lia, eu adorei as informaçoes e gostaria muito conciliar meus horários,mas infelizmente só consegui ate agora fazer o certo em acordar cedo, quanto ao resto preciso ensinar meu organismo a se comportar.

Obrigada pela partilha....beijos .

José disse...

Olá Lia!
Gostei muito deste texto, de todo blog, e vou terminar este pequeno comentário.
Vou terminar com as seua palavras.A razão comanda meus actos, mas o amor conduz a minha vida, lindo.

meus cumprimentos,
José.

Mariazita disse...

Oi, Lia
Muito interessante esta divisão do dia num horário de acordo com as necessidades do corpo e os melhores momentos para as satisfazer.
Preciso fazer uns pequenos acertos :)))

Beijinhos

Hod disse...

SAbe Lia que já algumas décadas deixei de viver no Tempo de Cronos, a não ser quando preciso interagir com o mundo. Assim: Pegar um Voo, comparecer a uma consulta previamente agendada. Ir até fontes de abastecimentos tipo super mercados, ou algum compromisso social.
No mais minha unidade de tempo é Kairós, Meu sono REM de 4 horas é tão profundo que é suficiente.

Beijo pra vc e bom final de semana com muitas bençãos.

Alôha,

Hod.

Iracema forte Caingang disse...

Muito bom seu texto sobre nosso corpo aprendi muito acredite.
Tudo de bom beijos

Rosemildo Sales Furtado disse...

Confesso que desconhecia completamente todos esses pormenores, como também, confesso que de hoje em diante eu vou modificar o meu modo de vida.......

Adorei as informações, muito úteis.

Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

Furtado.