Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

Para uma grande MULHER!

Ela nasceu em 1930, sob o sol de Leão que iluminava a Serra Gaúcha naquele inverno. Filha de imigrantes italianos viveu a infância e juventude na “colônia italiana”, onde era a moça da casa grande, a filha do patrão.

Moça prendada, bordava como ninguém, tecendo verdadeiras obras de arte ponto a ponto. Naquela época, a instrução escolar era bastante limitada para as mulheres, mas as prendas domésticas eram ensinadas pelas mães e avós. Afinal, toda moça “casadoira” tinha que saber cozinhar, costurar, bordar, lavar e engomar as roupas. E ela aprendeu!

Era bonita e sorridente, simpática e tagarela. Casou com cabeça cheia de sonhos que logo começaram a ruir. Da casa própria, confortável e acolhedora, foi arrastada pela falência, provocada pelos devaneios do marido, chegando a morar num casebre.

A vida foi seguindo seu curso, nasceram as 3 filhas, o marido reconquistou dinheiro e posição. Vida de altos e baixos, com pequenas alegrias e grandes tristezas, como a morte da filha de 5 anos.
Passou a vida lutando ao lado do marido.
- Ela, enfrentando a realidade, educando e orientando as filhas com a sabedoria da sua simplicidade.
- Ele, vivendo intensamente seus sonhos individuais e delirando no seu egoísmo, ausente da família e muito presente em “outras alcovas”.

As mulheres da sua geração foram criadas para a submissão. Esperava-se delas a passividade ou melhor, aguentar os desvarios do marido com “classe” (era este o nome que se dava ao famoso “sangue-de-barata"). Mas ela queria mais da vida!

Passados 30 anos, ela “chutou o balde”, foi viver sua vida sozinha. Foi como “Nora”, de Ibsen, saiu fechando a porta atrás de si. E nunca mais voltou!

Mulher corajosa e determinada foi à luta, conseguindo seu primeiro emprego aos 53 anos! Não queria depender das filhas.
Hoje, aposentada, vive com saúde e disposição de fazer inveja a qualquer jovem, cuida dos seus cachorros e gatos como se fossem filhos e adora ensinar italiano aos netos, que se divertem com suas histórias engraçadas.

Seu segredo? Ela revela: - Quer chegar bem aos 80 anos, sem tomar nenhum remédio como eu?... Então coma pouco, durma bem, caminhe muito, pratique o bem, nunca perca a esperança e tenha fé em Deus!

Ela é o exemplo vivo da superação, coragem e determinação. Neste DIA DAS MÃES, faço esta pequena homenagem a essa grande mulher, guerreira, generosa, simples e de fé inabalável, que tive a honra de ter como MINHA MÂE!

TE AMO, MÃE! E tenho muito orgulho de ser sua filha!

27 comentários:

SexyMachine disse...

Feliz dia das mães... E ótimo fds...

Bjuxxxx

Rui disse...

Olá Lia.
Estória bonita e cheia de amor. O relato revela-o.
Só uma Grande Mulher, presta uma homenagem destas a outra Grande Mulher.
Parabéns por ti, Lia e pela tua Mãe !
É lindo ler !
Beijão, minha amiga.
.

Felina Mulher disse...

Lia, que mulher porreta de maravilhosa a tua mãe...é das minhas. Dá um beijo carinhoso no rosto dela por mim....é um orgulho muito grande para nós mulheres ler uma história de vida como essa, mulher que não teme, mulher que procura somente ser feliz.


Um beijo minha linda e Feliz dia das mães!

Felina Mulher disse...

Lia, que mulher porreta de maravilhosa a tua mãe...é das minhas. Dá um beijo carinhoso no rosto dela por mim....é um orgulho muito grande para nós mulheres ler uma história de vida como essa, mulher que não teme, mulher que procura somente ser feliz.


Um beijo minha linda e Feliz dia das mães!

Felina Mulher disse...

Lia, que mulher porreta de maravilhosa a tua mãe...é das minhas. Dá um beijo carinhoso no rosto dela por mim....é um orgulho muito grande para nós mulheres ler uma história de vida como essa, mulher que não teme, mulher que procura somente ser feliz.


Um beijo minha linda e Feliz dia das mães!

Crista disse...

Certamente ela tem muito orgulho de ter-te como filha!

Ivana disse...

Mais bela do que triste a história da sua mãe. Pois, só dela conseguir dar o grito de liberdade e superar todas as dificuldades sozinha, é uma Heroína. Parabéns pela sua mãe, a minha também foi uma grande Heroína. Parabéns a todas mães!

Rosa Carioca disse...

Mãe/Mulher Coragem. Grande beijinho para ela.

Unknown disse...

Sua mãe além de uma grande MULHER ,é uma lição de vida.Dê um beijo nela por mim.

Beijos para todas as mães do mundo.

Beijo.

LUCIMAR SIMON disse...

Mae é uma coisa ne? queria saber de onde elas arrancam tanta força e coragem, mae acho que sao magicas, basta um olhar e vem um sorriso, nossa queria eu compreender tanta graça e amor para com os filhos e os filhos dos filhos e os netos dos filhos, "nossa mae" srsrsr, quanto amor em um so coraçao.

parabens maezinha da Lia.

IT disse...

Oi Lia,

Linda homenagem a sua mamãe.
Felicitaçoes a todas mães.

Bjinhos

*Mi§§ §impatia* disse...

Linda a história de sua mãe....
Feliz dia das mães, amiga.
Beijos.

Unknown disse...

Lia, querida!

Não sei se você é mãe, mas igualmente deixo hoje meu abraço carinhoso pelo dia de amanhã, o Dia das Mães.
Que seu dia seja simplesmente lindo!

Beijos, flores e muitos sorrisos.

Maria Rodrigues disse...

Hoje ao navegar pela net encontrei o seu cantinho e adorei.

Que linda homenagem á sua mãe, tenho a certeza que ela têm muito orgulho em si, pois toda a sua narração transmite o amor enorme que tem por ela.
Tenha um dia cheio de felicidade.

bjs do tamanho do infinito
Maria

Cida disse...

Lia, amei sua visitinha ao mosaicos, e gostei muito do seu blog (tanto que já virei seguidora).

Que mulher guerreira e maravilhosa é a sua mãe! De um abraço nela por mim.
Não sei se você também é mãe, mas independente disso, desejo-te um domingo maravilhoso, repleto das bençãos de Deus.

Bjsssssss

Cid@

Jorge Sader Filho disse...

Um exemplo a ser repeitado, Lia.
Suas palavras mostram a bravura dela.
E, se não me engano, sua também.
Feiz Dia das Mães.

Abraços
Jorge

legalmente loira... disse...

desejo um
domingo muito feliz, com amor e paz no coração
Bjo carinhoso.feliz dia das mães!!

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus.
(Mário Quintana)
vc é muito especial

O Profeta disse...

Hoje ofereci as cores da minha paleta
A um amiga na sua dor
Ouvi seu choro ao meu ouvido
No fatalismo do desamor

Hoje o sono acordou-me
A nostalgia agitou suas asas cinzentas
Esqueci no acordar o ultimo abraço
E contei as nuvens que eram tantas


Bom fim de semana


Doce beijo

Milene Lima disse...

Ai que delícia de história. Grande mulher a sua mae.

Assim como vc também deve ser uma grande mãe.

Beijo, Lia.

Tais Luso de Carvalho disse...

Tudo verdadeiro! Era assim mesmo, e que história bem contada... Só levei um susto no final, Lia; pensei que estavas desenvolvendo um conto e vi que estás inserida na história verdadeira. Cheguei a arrepiar, emocionante. Que mãe! E que homenagem... Só faltou a fotinho dela!

Beijão
Tais Luso

Milkshakedepalavrasdalu disse...

Oi. Meu blog ta fazendo Niver e terei uma surpresa para os meus amigos blogueiros e vc ta incluída.
Em Breve! rs

Tania regina Contreiras disse...

Oi, Lia, passei para agradcer a visita e registro no meu espaço, e encontrei por aqui, de cara, a origem, a mãe, a mulher, o ventre de onde você veio e isso já disse muito. Harmonioso, belo, terno o seu blog.
Beijos,
Tânia

cirandeira disse...

Oi Lia, obrigada pela carinhosa visita e por fazer um link lá no "meu cantinho", que é de toda a blogosfera!Também gostei muito daqui. Virei sempre "tomar um cafezinho" por aqui...rrrss

Um abraço

jac rizzo disse...

Parabéns pela mãe, Lia!
E obrigada pela visita!

Você nem sabe como gosto
das reticências. Não me imagino vivendo sem elas...Escrever, sem parar um pouquinho
pra dizer ou não o que eu quero dizer, nem pensar..rs.
Já inventei até variações para o
mesmo tema..

Virei visitá-la sempre.
Abraço carinhoso.

Unknown disse...

Linda mensagem Lia. Adorei o blog, ja estou seguindo...

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Que bela história, amiga! Minha mãe também chutou o balde com mais de trinta anos de casada e abriu uma lojinha de presentes e depois uma recreação. Infelizmente, hoje em dia, ela está com a saúde comprometida, mas em nenhum momento se arrependeu da sua decisão. Viva as mulheres!!!!
Bjkas, muitas!

Valquíria Calado disse...

A coisa boa ter mãe, mulher que dá alicerce pra uma vida de sucesso, parabéns a sduas, as tres tu linda filha tb por vc ser uma abençoada mulher,beijos.