Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Você já validou alguém hoje?

Li este artigo no Blog da Rejane e adorei!
Trouxe para dividir esta maravilhosa refelxão com meus amigos...

O Poder da Validação
Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super-confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes nem colegas de trabalho.

Afinal, ninguém é de ferro. Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça que já tenha sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o ator se relaxa e parte tranqüilo para o resto do espetáculo. Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada novo artigo que escrevo, e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam.

Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir esta insegurança?

Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora do nosso controle. Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.

Segurança depende de um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o significado seja outro. Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor.

Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode autovalidar-se, por definição.

Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém. Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim". Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Gosto de você pelo que você é". Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.

Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a nossa própria insegurança, que não temos tempo para sair validando os outros. Estamos tão preocupados em mostrar que somos o "máximo", que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o "máximo" são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos, esquecemos de validar aqueles que admiramos.

Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o ter e não o ser. Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se, ou dominar os outros em busca de poder.

Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem. Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.

Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um "valeu, cara, valeu".

Você já validou alguém hoje? Então comece já, por mais inseguro que você esteja.

Stephen Kanitz

Artigo publicado na Revista Veja, edição 1705, ano 34, nº 24, 20 de junho de 2001, pág.22

fonte:
http://www.kanitz.com/

29 comentários:

Sandra Gonçalves disse...

belo e reflexivo texto...
Sempre penso que se cada um desse de si ao outro ao menos um pouquinho.
O amor se multiplicaria.
Bjos achocolatados

Isadora disse...

Excelente texto. Uma palavra carinhosa, um sorriso, uma gentileza devem fazer parte de todos os nossos dias.
Hoje por coiscidência eu já validei - rs. Algumas pessoas tem dificuldade em elogiar e outras em receber o elogio. Eu gosto de elogiar e reconhecer, embora não todos os dias!
Um beijo

ValériaC disse...

Amiga...é certo que temos que trabalhar nossa auto estima, mas ser validado é sempre bom demais...é sempre um incentivo a sermos cada vez melhores...

Beijos pra ti, que é um encanto de amiga!
Valéria

Unknown disse...

Você é o máximo.

Beijo.

Regina Rozenbaum disse...

Lia, moça linda de viverrr, amada!
Quando li esse texto pela primeira vez, veio à minha mente como fomos "treinados" desde pequenos a nos invalidar e invalidarmos o outro... É só lembrarmos, com raríssimas exceções, o que os pais falam com e dos seus filhos. Mas sempre é tempo de consertar o "estrago".
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Sueli Gallacci disse...

Lia Querida!

Vou VALIDAR vc hoje pelo magnífico post... e pela bela "sacada" na escolha...
Parabéns! Insegurança é inerente ao ser humano, infelizmente.
Fico imaginando quanta gente boa existe por esse mundão a fora, que deixa de realizar coisas grandiosas, por insegurança.
Já fui assim.
Hoje, ando mais para plagear Mario Quintana: "O que falam de mim não me diz respeito"
Então sigo em frente, fazendo o que "me der na telha"... e pouco me importa a opinião alheia. Até porquê, já passei da idade da auto-crítica, embora seja responsável pelos meus atos.

Um Bjo Gde!

Unknown disse...

Amiga... isso é porque ainda damos muito valor ao que pensam os demais... no dia que sairmos desta dependência, esta necessidade de "validação" perderá totalmente o sentido... temos que caminhar neste sentido!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Lianara minha amiga, vc não só pode como deve "roubar" qualquer post em meus Blogs,a final, a intenção é esta mesmo:partilhar ! você pode também pegar o video-ele complementa melhor o texto.Bjãoooooooooooo

Wanderley Elian Lima disse...

Belo texto, mas nem sempre é fácil conviver e lutar contra a insegurança,exige muita determinação e coragem.
Bjs

Emilene Lopes disse...

Lindo texto.
Ser validado por alguém nos faz sentir melhor, e isso deve ser um exercício realmente diário.
Bjs Lia
Mila Lopes

Unknown disse...

Eu estou validando você, sei que existe e tem uma sensibilidade incrivel.
Belo testo mesmo retirado de algum lugar ou site.
Por isso eu também me valído, pois quem se ama e se valoriza, será amado e valorizado.
Abraço

*Mi§§ §impatia* disse...

Bom demais seu post amiga......e estou validando vc viu? Por ser uma pessoa tão linda......continue sempre assim....beijos no coração.

Paula Betzold disse...

Lindo texto. Validando vc, parabens pela sensibilidade de colocar pra nos essas palavras!
beijos

Milene Lima disse...

Também quero salvar meu dia validando vc, pela postagem massa, como diríamos aqui no Nordeste.

Totalmente pertinente o texto, reflete a realidade maluca em que vivemos, sem percebermos os outros a nossa volta...sem muitas vezes percebermos a nós mesmos.

Gente, bora validar o outro aí!

Beijo, Lia!

Milene Lima disse...

Também quero salvar meu dia validando vc, pela postagem massa, como diríamos aqui no Nordeste.

Totalmente pertinente o texto, reflete a realidade maluca em que vivemos, sem percebermos os outros a nossa volta...sem muitas vezes percebermos a nós mesmos.

Gente, bora validar o outro aí!

Beijo, Lia!

legalmente loira... disse...

que belo texto!
temos que nos doar.
bjos.

Rico Salles disse...

Texto legal, poucas pessoas se lembram disso e até que eu valido as pessoas regularmente, é muito importante mesmo. Bj!

Rosemildo Sales Furtado disse...

O validar o próximo deveria ser um vírus que atacasse a todos sem excessão. Com certeza teríamos um mundo bem melhor e mais humano.

Belo post minha amiga, próprio para reflaxão. Parabéns pela escolha. Considere-se validada.

Beijos e ótimo final de semana pra ti e para os teus.

Furtado.

PS= Perdoe-me pela visita.

Sandra Veneziani disse...

Olá, vim oferecer o selo Mas quem é esta blogueira e deixar o meu toque de carinho e amizade
san

IT disse...

Hoje eu validei filhos e amigos.
Antes me preocupava com o que pensavam os outros, hoje! não me preocupo absolutamente com mais nada.

Grande Abraço!

ps:fico feliz com sua visita.

Zé Carlos disse...

Muito bom texto Lia e vc muito linda.

Bjs do ZC

José Sousa disse...

Olá... Não vou, para já, fazer comentário a um só artigo, pois estou gostando do seu espaço,adorável, e serei seu seguidor. Siga-me tambem, em meus blo's:
www.queriaserselvagem.blogspot.com
www.congulolundo.blogspot.com

Um grande abraço

PS. Leia o artigo de Janeiro "Minha luta" no blog "Queriaserselvagem".

Zezinha Lins disse...

Olá, Lia, sempre encontro textos excelentes por aqui. Parabéns! Espero sua visita! Bjos!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

É isso aí. Dizer palavras de incentivo, fazer com que as pessoas se sintam úteis, importantes é o primeiro passo para que se sintam bem ee fortalecidas. Beijos

Luna disse...

Bom texto e reflexivo, mas sabes essa insegurança começa a ser-nos incutida ainda quando crianças, onde os pais muitas vezes quando nos chamam a atenção encontram sempre palavras depreciativas como o menino é feio, é mau, e tantas outras e assim a insegurança vai-se instalando, precisamos sim e muito que nos valorizem
beijinhos

Sonia Parmigiano disse...

Lia,

Grata por sua visita!

Eu procuro "validar" sempre as pessoas, mesmo que eu não me sinta muito bem, penso que um sorriso, uma palavra bacana nunca é demais!!

Um grande beijo e boa semana!!!

Reggina Moon

*Retire no meu Blog um selinho que quiser, que estou compartilhando, em destaque...

Nadine Granad disse...

Aaaaaaaaaaaaaa!!!

Insegura assumida... digo: foi bom ler!!!


Beijos =)

Unknown disse...

Reticências...agora lembro...não sei se hoje já validei alguém!!!!vou pensar... senão vou a correr fazê-lo...antes que o dia acabe....bjs adorei a teoria...voltarei, uma boa semana para você.

Unknown disse...

Lindo! Passando para validar este belo post e o seu blog, de forma geral!
Eu me confesso insegura, gosto de ser validada e tenho prazer em validar o que eu gosto nos outros. Acredito piamente que é dando que se recebe.
Bjos querida!