Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Blogagem Coletiva – MEDO

A querida Glorinha do Café com Bolo , nos lançou um desafio: falar sobre sentimentos! O primeiro sentimento é o MEDO!

O MEDO nosso, de cada dia!

Lembro dos medos da minha infância
Medo do escuro e das sombras na janela
Raio, trovão e meus sustos de criança
Medo de queimar os dedos na panela.

Parece um versinho bobo, mas não é! Sinto mesmo saudade dos meus medos de criança, bicho papão, o homem do saco e fantasmas que nunca me vieram atacar.

Agora os medos são outros! Reais, verdadeiros e medonhos, estes já não são apenas sonhos ou fruto da nossa inocência.
Hoje somos reféns da violência!
Vivemos trancafiados, enjaulados, com correntes e cadeados...

O medo paralisa o corpo e a mente e pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico.

O medo é a doença dos nossos dias. Ele assumiu proporções assustadoras. Por mais que procuremos demonstrar coragem estamos, quase sempre, tomados pelo medo: medo de assalto, medo de seqüestro relâmpago, medo de bala perdida e adolescentes armados em sala de aula! Tudo muito próximo a nós e nossa família!

Como “proteção”, temos a polícia despreparada e corrompida, com abordagens desastrosas e trágicas!
Dá medo! E, até, medo de ter medo.

.

33 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Oi Lia, seja benvinda à nossa blogagem! Medo...quanta coisa se pode falar sobre esse assunto...daria pra fazer uma semana só de posts sobre medo...nascemos com medo e morremos com ele...dá pra pensar né? Bom post! Bjs.

Astrid Annabelle disse...

Olá Lianara!
Cheguei aqui atraida pelo nome do seu blog...reticências...as adoro...
Depois passeando por aqui vi muitas coisas muito bonitas.
E para completar os dizeres aqui em comentários que são os mesmo que uso lá no meu blog principal(Navegante do Infinito)
Também estou participando da blogagem coletiva da Glorinha.
Achei seu texto muito bom...temos medo do medo..pois é!
Gostei daqui e vou voltar.
Um beijo
Astrid Annabelle

Rui disse...

Muito bom, Lia.
Nunca os medos do real estiveram tão à flor da pele, como nos dias de hoje.
Já não são mais os medinhos do imaginário !
Como dizes, chegamos ao ponto de ter medo do medo !
Bjs
.

Unknown disse...

E qual daquele que não tem medo de não ter medo!
E o medo causa muito mais medo que o medo daquele da nossa infância.
Tenho do medo SIM.
Abraço

Rico Salles disse...

Medo, me lembrei dos meus. Tenho medo de morrer antes e minha mãe pois isso a mataria, e não quero ser a causa disso! Em segundo lugar tenho medo da solidão, que dizem ser o mal do século. Bj!

Unknown disse...

Os medos fazen parte de nossa vida en mmomentos de nuestro trascurrir de caminhar de andar ele esta ahi,,, y de nois depende acalmar ele,,,,


Saludos
Abracos

Otimo fin de semana

Macá disse...

Lia
Lendo seu post também senti saudades dos meus medos da infância. Hoje parecem bobos não?, mas sei que na época eram os maiores medos do mundo.
Agora, temos medos das pessoas, da violência, de andar na rua no escuro (às vezes no claro também), do futuro por causa das nossas crianças.
Enfim, temos medos.
um beijo

Crista disse...

Muito triste ter medo quando devíamos ter esperanças...

Françoise disse...

Prazer Lia,
Vim pela blogagem coletiva e gostei do seu post. Estou vendo que tudo que já li hoje sobre o tema se completa. Infelizmente o medo pela violência é o de muitos, triste!

Abraços
Françoise

Rosa Carioca disse...

Medo... tantos medos... medo de ficar doente... de ser inútil...

Sergio disse...

Hola,

Muy bueno tu texto.
Es verdad, tenemos miedo de todo y de todos...

Te dejo saludos,

Sergio.

MERU SAMI disse...

Hoje, li várias vezes sobre o medo de ter medo e comecei a refletir: o medo é parte de nossas defesas, mas chegamos a um ponto em que o enchergamos apenas como inimigo e é tudo. Mas o que me fez pensar sobre isso é perceber que muitos outros de nossos sentidos estão relegados a um baú de coisas imprestáveis, ou prejudiciais.
Será que estamos mesmo, no fio da navalha!?

Beijos...

Marilu disse...

Querida amiga Lia, mudamos o corpo físico, ficamos mais altas, bonitas, mas dentro de cada uma de nós guardamos inúmeros medos, não mais do velho do saco, bicho papão...mas de outros bichos papões bem piores. Passamos a ter medo de magoar pessoas, de não ir bem na escola, que nossos pais nos flagrem com o primeiro amor...Enfim o medo faz parte da vida...Tenha um lindo final de semana...Beijocas

Marilu disse...

Querida amiga Lia, mudamos o corpo físico, ficamos mais altas, bonitas, mas dentro de cada uma de nós guardamos inúmeros medos, não mais do velho do saco, bicho papão...mas de outros bichos papões bem piores. Passamos a ter medo de magoar pessoas, de não ir bem na escola, que nossos pais nos flagrem com o primeiro amor...Enfim o medo faz parte da vida...Tenha um lindo final de semana...Beijocas

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Um texto muito verdadeiro, adorei.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Socorro Melo disse...

Olá, Lia!

Estou aqui pela primeira vez,graças a blogagem coletiva, e é um prazer, vou voltar.
Está interessante esta blogagem. Quantos aprendizados, e qual não é minha surpresa em constatar o previsível, nossos medos comuns. E entre eles, a violência. Tenho pavor, pois, violência é brutalidade, crueldade, e atenta contra a nossa vida. Precisamos de um basta.
Desejo que sejas feliz.

Um grande beijo
Socorro Melo

Socorro Melo disse...

Olá, Lia!

Estou aqui pela primeira vez,graças a blogagem coletiva, e é um prazer, vou voltar.
Está interessante esta blogagem. Quantos aprendizados, e qual não é minha surpresa em constatar o previsível, nossos medos comuns. E entre eles, a violência. Tenho pavor, pois, violência é brutalidade, crueldade, e atenta contra a nossa vida. Precisamos de um basta.
Desejo que sejas feliz.

Um grande beijo
Socorro Melo

pensandoemfamilia disse...

Olá Lia

Bom tê-la conosco nesta blogagem.
Sim, dá medo de ter medo, pois estamos totalmente vulneráveis. Estamos tão prisioneiros do medo que nos cerca cotidianamente que dá mesmo saudades dos medos da infância.
bjs

Milene Lima disse...

Bons tempos em que tínhamos apenas os fantasminhas internos a nos causar medo.
Triste tempo em que o medo nos domina 24 horas por dia... e nem sabemos como ainda pode ser pior.

Adorei sua crônica, Lia.
Beijos.

Nilce disse...

Oi, Lia

Vc falou muito bem dos nossos medos atuais. Sobre-Vivemos com esse medo constante, enjaulados e aterrorizados.
Gostei muito do seu texto.
Parabéns!

Bjs no coração!

Nilce

Unknown disse...

Assim como as crianças, que no escuro tremem de medo e temem tudo, nós, na claridade, às vezes temos receio de certas coisas que não são mais terríveis do que aquelas que as crianças temem .

Beijo e bom fim de semana.

Franck disse...

Medo? Quem não tem seus medos? Ainda tenho os meus, não sei se trouxe da infância ou se adquiri-os adulto... não vou falar deles, deixa eles aqui num baú, no quarto escuro...
Bjs e um bom fim de semana, sem medos!

Beth/Lilás disse...

Bom dia, Lianara!
Legal sua participação na blogagem coletiva e, realmente, o medo tem permeado a vida das pessoas neste mundo de hoje, mas o importante é estarmos atentos para os estragos que ele pode fazer conosco, como tenho visto em pessoas bem próximas com a tal síndrome do pânico.
Escolhi uma das belas músicas para ouvir nesta manhã luminosa aqui no Rio - Beatles - Something - adoro!
Obrigada!
beijos cariocas

Vovó Noemia disse...

Olá amigo, tem selinho prá vc em meu blog .
Um abraço!!!

Vovó Noemia disse...

Olá amigo, tem selinho prá vc em meu blog .
Um abraço!!!

Unknown disse...

O medo as vezes é util, tira voce de uma serie de enrascadas pelas quais vc não precisa passar...
mas, por outro lado, não é saudavel viver do medo, definir o ser através dos seus medos. Isso é triste.
Meu unico medo de verdade: tenho medo de que o medo me impeça de ser o que eu sou, ou de enxergar o que eu sou.
O resto, é fruto da vida e da paciencia.

Belo texto, o seu, Lia. Beijos estalados.

Lu Dantas disse...

Tento dissipar o medo que tenta se estabelecer em mim para libertar a minha mente e deixar meus ouvidos de prontidão para os conselhos que preciso receber..

Medo, medo..que possamos encontrar o melhor caminho de exterminá-lo.

Bjs

Anônimo disse...

Exelente seu post! O medo faz parte do quotidiano de todos nós. Infelizmente. Bjssssss

Amélia Ribeiro disse...

Olá querida Lia,

publicamos, eu e o Sergio uma entrada conjunta em homenagem aos amigos brasileiros, dos quais tu fazes parte.
Oxalá te agrade!

Um beijo e bom domingo.

Sergio disse...

Hola,

en mi blog y en el blog de mi Amiga Alma Inquieta hay una entrada conjunta que es un homenaje a tu país que tanto nos gusta.
Es también un homenaje a nuestros Amigos de Brasil de los que tú haces parte.
Ojalá te guste... lo hicimos con mucho cariño.

Saludos,

Sergio.

Bordados e Retalhos disse...

Lia querida tanta verdade nesse seu post sobre o medo. Adorei sua visita. Estou seguindo seu blog também. Bjs

Manuela Freitas disse...

OLá Lia,
Estou aqui pela primeira vez, ainda não tive tempo de ir a todos que participaram na blogagem da Glorinha.
Gostei muito do teu blogue, parabéns à tua mãe, que está maravilhosa.
Sobre o medo estou de acordo contigo, que saudades daqueles medinhos de criança, sem cor definida, que depois passavam com colinho e palavras ternas, agora o medo é bem real tem muitas cores e às vezes nem há colinho que consiga consolar.
Muitos beijinhos,
Manú

Lúcia Soares disse...

Lia, que bom que a blogagem coletiva nos ajuda a ler muitos blogs e aprender que o medo é próprio do ser humano. Quase todos temos os mesmos medos.
Mas precisamos vencê-los pra continuar vivos, pois muito medo acaba nos paralisando.
Bj.