Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

4 de Outubro - DIA dos ANIMAIS e DIA de SÃO FRANCISCO DE ASSIS



Em 4 de outubro comemora-se o Dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais. De fato, é comum encontrar nas sedes das entidades de proteção animal imagens do santo italiano. Por sua relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.


Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.

Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas… Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o PADROEIRO DA ECOLOGIA, pelo reconhecido amor a todas as criaturas. Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.

Ao analisar a relação homem-animal ao longo da história da humanidade, percebemos que muitos erros e atrocidades foram cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais. Com o desenvolvimento de estudos, análises e teorias sobre comportamento animal, o homem passou a modificar sua postura, pois percebeu que os animais também sofriam e sentiam medo, dor e angústia. Isso aconteceu graças ao trabalho dos cientistas e estudiosos do comportamento animal e dos defensores de animais – pessoas que, mesmo sem nenhuma formação acadêmica, lutam pelos direitos dos animais, tirando-os das ruas, protegendo-os, criando e cuidando de abrigos.


Ainda hoje vemos situações que não podem ser aceitas sem pelo menos o sentimento de forte indignação, abrigos superlotados com animais abandonados à própria sorte por seus donos, maus-tratos, envenenamentos, venda ilegal de animais silvestres, rodeios, touradas, farra do boi, ursos torturados na China, circos, feiras de animais sem controle sanitário, uso de animais em testes para cosméticos, projetos de lei que perpetuam os maus-tratos e uso em experiências científicas.



Por isso, vamos aproveitar a data para refletir por alguns instantes sobre tudo aquilo que devemos aos animais, sobre todos os erros cometidos até agora. Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afeto, liberdade e à vida.


Fonte: www.jornalpontofinal.com.br
Bibliografia:

19 comentários:

Rosane Marega disse...

Oie Lia, eu tenho um cachorrinho qe é puro dengo, conheceu ja se apaixona de cara.
Beijossssssss

Tati Nanda disse...

aaahh
que dia lindooooo!!!!!!!1
:D
bom diaaa
e que fotos fofinhas desses animais!!
beijins
fica na paz.
http://zonzobulando.blogspot.com/

Unknown disse...

É de muita importância que exista um dia dedicado aos animais. E o santo do dia tem que ser seu padroeiro e São Francisco de Assis tem uma bela história de vida, sempre relacionada aos bichinhos.
Abraço.

Marilu disse...

Querida amiga, lindas fotos, linda homenagem a São Francisco. Os animais merecem esse dia dedicado a eles. Beijocas

Nilce disse...

Oi, Lia que saudades...

Você sumiu e em seguida fiquei bem gripada. Minhas dores não me afastam tanto tempo, mas a febre e as minhas alergias pegaram feio.
Já estou bem melhor.
Voltei ontem e não tive tempo de vir aqui. Que post lindo como sempre minha querida.
Adorei! Falar de São Francisco é muito bom, ler e ver tantas fotos lindas de animais, melhor ainda.

Obrigada pelo carinho.

Bjs no coração!

Nilce

Socorro Melo disse...

Oi, Lia!

até que enfim um tempinho pra uma visitinha, uff!

Adorei seu post. Sou apaixonada por São Francisco, pela sua missão, e tudo que diz respeito a ele me emociona.
Não tenho animais de estimação, mas, sei o quanto são amigos fiéis dos humanos. Sou contra a tudo que os maltrata.

Beijos
Socorro Melo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
passando para te deixar o meu carinho de sempre e um beijinho.

Sonhadora

*Mi§§ §impatia* disse...

Oiê!!!!
Estou de volta e com força total.....
Como vc tá? Muitas saudades de passear por aqui......espero que também esteja com saudade dos meus cantinhos. Te espero ok?
Beijos no coração.
Miss.

Milene Lima disse...

Acho a história de São Francisco de Assis linda!
Não tenho mais animais, desde q meu gato André foi atropelado na porta de casa... Chorei horrores. Sofri demais.

Moça, que história é essa que está com problemas de saúde?

Espero que tudo fique bem... dê notícias.

Beijos.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gostando de animais é uma pessoa
de bem.
Gostei por isso do seu blogue.
Voltarei.
Saudações/Irene

Wanderley Elian Lima disse...

Adoro São Francisco, sua história e seu amor pelos animais, sempre me encantaram. Que todos nós possamos seguir o seu exemplo.
Bjux

Pelos caminhos da vida. disse...

Tenho em casa Lia, um pooldy toy(nãos sei se é assim que escreve), que é um encanto, é alegria da casa, parece gente, incrivel como os animais tem suas maneiras de se comunicar com a gente, é só quem tem um sabe do que falei.

Obrigada pela sua companhia.

Um ótimo dia pra vc.

Volte mais vezes...

beijooo.

Phivos Nicolaides disse...

Linda fotos. Un abraco querida amiga Lia! Travelling

Sonia Parmigiano disse...

Lia querida!!1

Que linda data...realmente foi uma bonita comemoração!
Parabéns pela postagem!

Sempre belo o seu Blog!

Um beijo....grata por sua visita, fiquei muito feliz!

Reggina Moon

Unknown disse...

Numa povoação de Ponte de Lima (Portugal,Minho) todos os anos se faz (ou fazia,nem sei...) a bênção dos animais pelo Santo António que também é tido por cá como protector dos animais...Cerimónia fantástica numa capela românica do século 13...O nosso Santo de Lisboa ou de Pádua, consoante os gostos era franciscano,também.

abraços!

Regina Rozenbaum disse...

Lia, amada!
Venho agradecer suas palavras deitadas lá no Divã...Ando em falta com muiiiitos amados, inclusive, vc!
Foram tempos meio difíceis...perdas, luto e muiiita luta. Devagar estou arrumando a "casa". São Francisco é, para mim, especial...e sua oração muito mais que isso: verdadeiro presente!
Beijuuss iluminados n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Cida disse...

Ficou muita linda a postagem, Lia!

Gosto muito de São Francisco. Em uma ocasião, coloquei a oração dele lá no blog, e é uma oração maravilhosa.

Quanto a esses animais, não tem o que dizer. Difícil é entender as pessoas que não gostam deles (quero distância delas).

Abraço grande prá você, amiga.
Tomara que esse comentário entre, pois outro dia, passei por aqui, e meu comentário não quis entrar de jeito nenhum (acabei desistindo rs)

Misturação - Ana Karla disse...

Viva São Francisco de Assis!

Agradeço teu carinho e atenção.

Tá lindo o blog.

Xeros

Sonia Parmigiano disse...

Lia querida!

Passando para deixar um beijo e te desejar um lindo final de semana!

Reggina Moon