Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

30 anos sem JOHN LENNON

 
30 anos sem JOHN LENNON 

Há exatamente 30 anos, o sonho, que ele tanto pregava, chegava ao fim. Em 8 de dezembro de 1980 John Lennon era assassinado diante de sua residência, o edifício Dakota, em Nova York.
Em uma noite fria, o jovem Mark Chapman, que se dizia fã de Lennon, atirou cinco vezes contra o músico. Chocou não apenas o gigantesco exército de fãs dos Beatles, com toda uma geração que acreditava nos ideais de paz e de amor propalados por Lennon nos últimos anos de sua carreira.

Quando morreu, aos 40 anos, Lennon há tempos havia deixado para trás a fama de rebelde, pela qual sempre foi identificado. Idealizador da banda mais famosa de todos os tempos, havia mantido os holofotes em sua direção durante os anos de beatlemania, seja por seu incontestável talento como compositor, seja pela postura de contestador.

Em 1970, rompeu com os Beatles e passou a dedicar-se a trabalhos solo. A época também foi marcada pelo casamento com a artista plástica japonesa Yoko Ono, eternamente acusada de ser o estopim do fim do grupo, mas, ao mesmo tempo, grande incentivadora de seu lado mais político.

Apenas um mês após lançar seu último álbum, “Double Fantasy”, Lennon era abordado por um suposto fã que lhe pediu um autógrafo no novo LP, no que foi gentilmente atendido. Cerca de 5 horas depois, foi friamente morto pelo mesmo homem, no mesmo local quando voltava pra casa. 
Reza a lenda que Chapman era obcecado por John, com direito a imitações de seu estilo e até mesmo um casamento com uma japonesa mais velha. A idolatria abusiva, porém, afetou sua saúde mental e lhe tirou a noção da realidade. Segundo o próprio, o ataque aconteceu porque ele havia passado a crer que o ídolo era uma farsa e não merecia viver.

Mas pra todos que tem Lennon como inspiração, ele continua vivo através de suas letras e melodias incomparáveis.











18 comentários:

William Garibaldi disse...

Lia, eu vi a chamada da postagem la no meu Blog e não resisti, li e comentei, afinal eu tenho Lennon no Nome né! risos não posso deixar de reconhecer a mensagem de liberdade e amor deste homem que foi e é um Mestre!
Grato por me lembrar e por lembrar a todos!
Salve Lennon!
Feliz Natal Lia!

Wanderley Elian Lima disse...

Aplausos. Belíssimos post. John Lennon é imortal.
Bjux

Emilene Lopes disse...

Dois anos após a morte de John eu nascia, mas cresci ouvindo, e hj sou uma fã com carinho.
Belo homenagem...

Bjs

Mila

Maria Célia disse...

Olá Lianara
Uma pena que ele tenha partido tão cedo, ele é inesquecível, assim como os Beatles.
Bjos

LUCIMAR SIMON disse...

Ei Lia, saudades de vc querida, estou meio afastado dos comentarios, mas venho aqui deixar meu beijo e meus parabens pelo belo texto.

adorei tenho algo sobre ele tbm vou postar depois.


beijao linda

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Oi,Lia. Ainda hoje vi um programa muito legal sobre ele, estou tentando fazer um texto à altura dele mas está meio difícil, pela sua grandeza. Sou super fã de John Lennon, foi uma de minhas influências. Beijos

*Mi§§ §impatia* disse...

Vc fez uma linda homenagem amiga, parabéns.
Beijos.

Anônimo disse...

Pena. Um artista do top dele faz falta hoje em dia!

William Garibaldi disse...

Oi Lia! Que bom que gostou da postagem de Mamãe Oxum!
Que bom que se aposentou! Parbéns pela luta e pelos filhos criados!
E se sentiu O Chamado, você já está se Iniciando!
A primeira dica que te dou é siga o seu coração, a trilha do que mais você achar belo, este será o teu Portal!...
o resto das dicas te dou por e-mail ...acho que é só clicar no meu perfil ali em cima! Vou tentar te mandar um.
Quanto a sua energia de Iansã... eu sinto também... ou talvez seja uma Obá!... ou Egunitá... já que vc tem algo misterioso e poderoso ao mesmo tempo...
Vamos olhar?...
Ah e agradeço a confiança de pedir dicas a mim.
Salve suas Forças!
Que Deus-Universo te ilumine em sua nova caminhada!
Que lindo!

Rui disse...

Olá Lia !
Não há dúvida que está vivo e imortal !
Estive em Junho no Central Park e passei algum tempo em Strawberry Fields, no memorial "Imagine" !
Senti-me enriquecido por aqueles momentos de homenagem e memória de quem foi tão Grande, num espaço tão pequeno, juntamente com muitos outros a viverem aqueles momentos como eu !
Ele não morreu, nem morrerá, Lia !
.

welze disse...

inesquecível. soube de sua morte logo após o nascimento da minha cucla. muita alegria, com um bom tanto de tristeza.

André Charak disse...

Ola, Lia, vim convidá-la para o lançamento de ‘O Último Mensageiro’, livro que autografo na próxima quinta feira, 16/12, a partir das 18hs30 na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros, São Paulo/SP) Apareça por lá!

PS: o livro também estará disponível no blog do mensageiro a partir do dia 16

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Ele foi e é muito querido, compõe músicas de amor com beleza rara...
Amanhã vou colocar o link das postagens da Blogagem Coletiva Natal de novo no meu post diário... para que todos possam apreciar... têm novos participantes...
Tenha excelente Domingo de paz e amor!!!
Um super bj de fim de semana.

Luma Rosa disse...

Mark David Chapman, o assassino de John Lennon, numa entrevista à rede de Televisão Americana ABC, em Dezembro de 1982, pediu desculpas "Yoko, por favor, compreenda, eu não estava matando uma pessoa real. Matei uma imagem". Fico imaginando o olhar vazio, a mente vazia e se estivesse drogado, pareceria mais compreensível a ação. Pelo jeito nao houve arrependimento! São 30 anos de confirmação da Síndrome do Zé Ninguém! Bom restinho de domingo! Beijus,

Unknown disse...

Lia,

Gostei do post. Uma homenagem.

Vim dizer-lhe que a Astrid já respondeu à sua pergunta e já está no post da entrevista. :)))

Passe por lá no dia 16 para ler a resposta, que você não vai se surpreender.

Abraço

Unknown disse...

Olá Lia

Só para recordar que a entrevista coletiva à amiga Astrid Annabelle, do «Navegante do Infinito» é já no dia 16, quinta-feira. Fica aqui o convite para ir ler a resposta dela à sua pergunta. No 'Cova do Urso'.

Grande abraço

António

Socorro Melo disse...

Lia,

Uma bela homenagem.
Lennon vive em sua música, que até hoje encanta jovens e adultos, e serve de inspiração para tantos, pelo talento, pela sensibilidade e pelos ideais.

Gd. abraço
Socorro Melo

Phivos Nicolaides disse...

Suas seleções musicais são muito bonitas. Eu realmente gosto. parabéns. Eu enviei uma solicitação para "facebook" amizade. Linda semana. Felipe