Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Blogagem Coletiva - Autoestima/Amor Próprio


Blogagem Coletiva sugerida pela Glorinha do Café com Bolo !



Tema de hoje:  Autoestima/Amor Próprio


Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E, então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome… Autoestima.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável.
Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama… Amor-próprio.

Charles Chaplin

Chaplin foi perfeito em suas definições. Num tempo em que a autoestima tem sido tão ovacionada, as pessoas têm confundido autoestima e amor próprio com individualismo, egoísmo e exibicionismo. Empolgadas com a possibilidade de se gostarem mais e reconhecerem com mais propriedade as suas qualidades, têm perdido o equilíbrio e exagerado na dose.

Muitas estão levando muito a sério os padrões de belezas fúteis impostos pela sociedade (mulheres magras, siliconadas, de cabelos lisos, marquinhas de biquíni e sempre de salto alto), esquecendo que a verdadeira beleza está em nosso interior, em nossa inteligência, em nosso caráter.

Isso sem falar no ridículo! A gente vê coisas que extrapolam o absurdo!

Vejo ainda, muitas pessoas confundindo a autoestima com outras atitudes de superioridade, deslumbramento e prepotência. Sabe aquela arrogância de quem “se acha”?

Olha, bem que poderia existir o tal do SEMANCOL, seria um santo remédio!

27 comentários:

Manuela Freitas disse...

Olá querida Lia,
Concordo em absoluto com as suas palavras, devemos melhorar, tentar sempre melhorar como pessoas e o nosso amor próprio, que devemos ter em doses normais, é que é o mais importante.
Beijinhos,
Manú

Ives disse...

Olha, talvez esteja enganado, mas sinto falta do brilho no olhar das mulheres de agora, isso eu achava bonito viu abraços

Wanderley Elian Lima disse...

Liana
Para gostarmos dos outros, temos primeiro de gostarmos de nós mesmos. Isso não implicar em ser prepotente e egoísta, mas sim, em estar bem consigo mesmo.
Bjux

MERU SAMI disse...

Oi, bom dia Lianara,
É, VOC~e tem razão, a linha divisória é muito frágil. E é fácil rompê-la.
O que mais chama-me a atenção é que as pessoas acham que quem tem uma boa auto-estima não pode sentir tristeza, chorar de dor, ter cólica menstrual, etc.. Confundem tudo!...
No pouco que você escreveu, disse muito.Parabens!

Beijos

Anônimo disse...

Liamara, o mundo seria tão rico se cada um tivesse a liberdade de expressar a própria riqueza, não?
Obrigada por suas palavras.

beijins

Marilu disse...

Querida amiga, se não nos amarmos de verdade, não conseguiremos amar a mais ninguem...Adorei seu texto..Tenha um lindo final de semana...Beijocas

Tati disse...

hehehe
Oi Lia, também acho que Semancol poderia ser vendido em xarope, drágeas e cápsulas... hahaha
Adorei o texto do chaplin e suas interpretações.
Beijos.

Isadora disse...

Minha amiga se semancol fosse vendido em farmácia, ou pudesse ser dado de presente teria gente fazendo fila para comprar. O que mais vemos por aí são pessoas com atitudes arrogantes. Para mim essas pessoas no fundo tem é uma profunda baixa auto estima.
Um beijo

Milene Lima disse...

Perfeita abordagem, Lia. Me cansa um pouco essa bitolação pela boa forma, beleza, enfim. as pessoas parecem ter se aprisionado nessa ditadura voluntária. Meio bizarro até, eu acho.

Beijos...bom fim de semana.

orvalho do ceu disse...

Olá,Lia
Ótimo dia para a gente refletir sobre nossa conduta pessoal.
A INTEGRAÇÃO do nosso ser é processo que vale a pena!
Harmonia e abraços fraternais
Gostei muito do seu final, verdadeiro demais...

Bordados e Retalhos disse...

Lia falei sobre semancol lá na postagem do Alexandre (o do blog sobre o Japão). Adoro esse texto do Chaplin. Acho que nós vamos aprendendo como tempo a nos amar, a nos aceitar. parce que escrever é mais fácil do que viver, mas é assim, um aprendizado. Bjs

Glorinha L de Lion disse...

Ô e como né, Lia? Se symancol fosse vendido em farmácia ia encalhar, tenho certeza...hehe cada um vive do jeito que acha que deve né? Mas a maturidade traz auto conhecimento e nos ajuda a enxergar como somos e como deveríamos ser para nos tornar melhores. Pelo menos, comigo tem sido assim. Estou em busca, constante pra me tornar melhor e me aceitar como sou. Legal seu post. Bjs,

Socorro Melo disse...

Oi, Lia!

Legal seu post. Gostoso de ler, e ainda por cima concordo com tudo. Acho que o que existe mesmo é muita insanidade disfarçada de autoestima, né? Loucura mesmo. Em nome da vaidade, que denominam de autoestima/amor-próprio se desrespeita a própria natureza e ainda se expõem ao ridículo.
Autoestima mesmo, é a gente se amar e se saber capaz, reconhecendo-se pelos valores e limitações.

Um grande abraço
Socorro Melo

Kelly Kobor Dias disse...

Eu estou precisando me achar um pouquinho mais, to com falta de auto estima. bom fim de semana beijos

✿ Regiane ✿ disse...

Olá!
Viver é um aprendizado diário.
Com o tempo, aprendemos a olhar para dentro do coração e valorizar a essência.
A chave da felicidade está dentro de nós mesmos.
Parabéns pela sua postagem.
Tenha um ótimo fim de semana.
Com carinho, Lady.

Nilce disse...

Oi, Lia

Também sou a favor do SEMANCOL.
Tem muita gente precisando.
Parabéns pelo post!

Bjs no coração!

Nilce

Beth/Lilás disse...

Oi, Lia!
Falou e disse, amiga, muita gente sem noção hoje em dia e confundindo as coisas. O menos é mais.
um abraço carioca

Astrid Annabelle disse...

Olá Lia, bom dia!
Ontem não consegui visitar todos os blogs por isso só apareci hoje!
As pessoas estão robotizadas, incoscientes e sem vida...já morreram e não foram informadas. Perdeu-se o encanto da individualidade, do ser mulher principalmente no caso das mulheres e do ser homem no caso dos homens. A carência é tanta que estão trocando de papéis para ver se conquistam um segundo de fama!
Devemos pois dar o exemplo...amando-nos e com isso contaminando o mundo com amor!
Adorei sua participação.
Beijo grande,
Astrid Annabelle

Majoli disse...

Oi Lia, bela participação sua na blogagem coletiva.
Sabia que agora, aos 50 anos, é que estou começando a me amar?
Minha auto estima, sempre esteve lá embaixo.
Mas nunca é tarde pra se aprender né amiga?

Amei seu texto.
Beijos de um delicioso final de semana.

Lúcia Soares disse...

Lia, as pessoas seriam mais felizes se soubessem dosar todos os sentimentos. Até amor demais pode ser prejudicial.
Nosso cresciemnto como seres humanos só se dá pela superação dos nossos "vícios" ou defeitos.
Tinha que ser mais simples andar na linha do meio, né? (mas não em cima do muro!)
Beijos!

Macá disse...

Lia
Sabe, eu tenho achado umas coisas um horror. Pessoas que "se acham" demais, e fazem de tudo para aparecer, seja de qual forma for. Será que elas tem tanta auto estima e não tem medo de aparecer de forma ridícula, ou tem mais a ver com auto estima baixíssima (pra não dizer sem)?
Muito bom o seu post
beijos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Um texto muito real de vida é mesmo isso.Temos que nos amar...sempre-

Beijinhos
Sonhadora

Clecilene Carvalho disse...

Bom dia Lia!!!!!!!

Só que aprende a se amar sabe, verdadeiramente, doar amor.
Este mês meu blog faz niver e venho oferecer, de coração, um selinho de comemoração, pois vc faz parte desta festa! Beijos.

Vitor Chuva disse...

Olá Lia!

Auto-estima e amor próprio, quando nas doses certas, são indispensáveis a todos nós. Ajudam a sentirmo-nos bem com nós próprios e com os outros, e a também a ser mais bem sucedidos na vida.Um parte dele poderá vir do ginásio, do aspecto exterior, mas, essencialmente, é algo que tem que existir dentro de nós.E também é verdade que nem todos o possuem, ou sabem cultivar, e muitas vezes sem disso se darem conta, ou por isso serem responsáveis ...

Beijinhos.
Vitor

Rosemildo Sales Furtado disse...

Realmente, tem muita gente querendo ser o dono do mundo, se achando melhor que os outros. Também concordo com o efeito positivo do "SEMANCOL". Na minha postagem de hoje o tema também é referente a valorização do ser humano.

Bela participação. Parabéns!

Beijos e ótimo domingo pra ti e para os teus.

Furtado.

Sandra Gonçalves disse...

Ficou maravilhoso seu post amiga.
Se amar não significa extrapolar os limites do sensato, do natural. Algumas mulheres extrapolam e ficam como bonecas de gesso.
Aceitar-se com dignidade, isso sim é se amar de verdade.
Bjos achocolatados

Marisa Mattos disse...

Muito legal quando passamos por um blog que além de bonito e organzado tem um conteúdo de positividade ...Concordo com voce sobre a autoestima...tá cheio de gente metida a besta por aí se achando e achando que se gostam....