terça-feira, 24 de agosto de 2010

LER e DORT: ELIMINE OS RISCOS DO COTIDIANO

LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho) são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais, são doenças dos ossos, músculos e tendões que afetam principalmente o pescoço e os braços, levando a incapacidade temporária ou permanente. 

Sintomas da LER- DORT:
Geralmente os sintomas são de evolução insidiosa até serem claramente percebidos. Com freqüência, são desencadeados ou agravados após períodos de maior quantidade de trabalho ou jornadas prolongadas e em geral, o trabalhador busca formas de manter o desenvolvimento de seu trabalho, mesmo que à custa de dor. A diminuição da capacidade física passa a ser percebida no trabalho e fora dele, nas atividades cotidianas.

Causas do Adoecimento:
- Movimentos repetitivos;
- Postos de trabalho inadequados que levam o trabalhador a permanecer em posturas forçadas;
- Atividades de trabalho que exigem força;
- Vibração;
- Ferramentas de trabalho inadequadas;
- Ritmo de trabalho intenso;
As queixas mais comuns do portador de LER - DORT são:
Dor localizada, irradiada ou generalizada / Desconforto / Fadiga / Sensação de peso / Formigamento / Dormência / Sensação de diminuição de força / Inchaço / Enrijecimento muscular / Choques nos membros e Falta de firmeza nas mãos.

No início dessas doenças , apenas alguns desses sintomas podem estar presentes. Geralmente , há um cansaço ou dor leve no final de um dia de trabalho , que melhora com o descanso á noite e aos fins de semana. Com o agravamento do quadro esses sintomas ficam mais fortes e duram mais tempo, não melhoram com o repouso e dificultam não só a realização das atividades de vida diária ( lavar louças , passar roupas , etc. ), como também do trabalho.
 Prevenção da LER – DORT
- Identifique tarefas, ferramentas ou situações que causam dor ou desconforto.
- Faça revezamento nas tarefas.
- Procure aprender outras tarefas que exijam outros tipos de movimento.
- Faça pausas obrigatórias de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, evitando ultrapassar 6 horas de trabalho diário de digitação.
- Procure adotar as posturas corretas.
- Levante-se de tempos em tempos, ande um pouco, espreguice-se, faça movimentos contrários àqueles da tarefa.
- Pratique alguma atividade física que possibilite o alongamento e relaxamento dos músculos , tais como Lian Gong e Yoga.
- Diante dos sintomas de dor ou formigamento nos membros superiores, procure um médico.

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Veja no vídeo acima, alguns exercícios para prevenir LER /DORT
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