Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Blogagem Coletiva – RAIVA / ÓDIO


Blogagem Coletiva sugerida pela Glorinha do Café com Bolo !

Tema de hoje: RAIVA / ÓDIO

Reagir com raiva costuma não dar certo.
Sem ódio, agimos de modo mais eficaz."
( Dalai Lama )
 
Raiva e Ódio:

O Ódio é mais profundo que a Raiva.
Enquanto a Raiva seria, predominantemente, uma emoção, o Ódio seria, predominantemente, um sentimento.
Paradoxalmente podemos dizer que o ódio é um afeto tão primitivo quanto o amor. Tanto quanto o amor, o ódio nasce de representações e desejos conscientes e inconscientes. Assim como o amor, só odiamos aquilo que nos for muito importante. Não há necessidade de ser-nos muito importantes as coisas pelas quais experimentamos raiva, entretanto, para odiar é preciso valorizar o objeto odiado.
Em termos práticos podemos dizer que a raiva, como uma emoção, não implica em mágoa, mas em estresse, e o ódio, como sentimento, implica numa mágoa crônica, numa angústia e frustração. Nenhum dos dois é bom para a saúde; enquanto a raiva, através de seu aspecto agudo e estressante proporciona uma revolução orgânica bastante importante, às vezes suficientemente importante para causar um transtorno físico agudo, do tipo infarte ou derrame (AVC), o ódio consome o equilíbrio interno cronicamente, mais compatível com o câncer, com arteriosclerose, com a diabetes, hipertensão crônica.

A Raiva
Ninguém está livre! A raiva é uma emoção que aparece quando nos sentimos impotentes ou frustrados. Trata-se de um mecanismo de autodefesa sem o qual o ser humano permitiria que passassem por cima dos seus desejos. Mas, quando esse comportamento se torna uma rotina, aí você tem um problema.
No momento da explosão, os hormônios se desequilibram e a pressão arterial aumenta, assim como os batimentos cardíacos. A corrente sanguínea é inundada por adrenalina, que provoca a contração dos vasos sanguíneos e pode levar à hipertensão e ao infarto. Além disso, a raiva também libera de duas a cinco vezes mais cortisol, o hormônio do estresse, altamente tóxico ao corpo. Essa substância pode desencadear problemas de saúde e emocionais.

O Ódio:
A força do ódio é muito grande. Grandes grupamentos humanos podem se irmanarem através do ódio (à um inimigo comum) ou se destruírem (numa relação do tipo perseguido-perseguidor). De qualquer forma, o ódio tem uma predileção especial para se nutrir das diferenças entre o outro e o eu e, de acordo com observações clínicas, onde se cruza com o ódio há, inelutavelmente, um excesso de sofrimento físico e psíquico. O sofrimento e o ódio são tão próximos e íntimos que cada um acaba se tornando a causa do outro.


Qualquer um pode zangar-se - isto é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa,
na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - é muito difícil.
( Aristóteles )
 

MINHAS CONSIDERAÇÕES:
 
Eu concordo com o texto acima. Para mim, raiva e ódio são coisas diferentes:
Raiva é uma emoção 
Ódio é um sentimento

Raiva e ódio – senti-los é humano! O problema são atitudes movidas ou motivadas por raiva ou ódio.

ÓDIO
Sendo o ódio um sentimento, tal qual o amor, cabe a mim a responsabilidade pelos atos que eu cometer em nome de ambos. Uma pessoa movida apenas pelo sentimento – tanto no amor como ódio – tende a “quebrar a cara”, ou causar sofrimento a si e a outrem. O equilíbrio entre o sentimento e a razão é fundamental para viver em harmonia e evitar mágoas.

Fico pensando, será que já odiei alguém? Não sei se a minha memória anda fraca - (rsss) – ou se o tempo amenizou tal sentimento. Acho que já odiei, sim! Mas, hoje não sinto ódio, sinto pena de “certas pessoas”, que no passado me prejudicaram e me fizeram sofrer, muito! Acredito que, “quem planta, colhe”, então a vida se encarrega de retribuir.

RAIVA
A raiva, de uma maneira ou de outra, é um sentimento que todos evitam. Quando o sangue sobe aos olhos e a raiva toma conta, decisões precipitadas são tomadas, palavras fortes são ditas, magoas se formam.

Já fui mais “raivosa” no passado! Como boa sagitariana com a Lua em Áries (pavio-curto e impulsividade!) já tive acessos de raiva, gritei, berrei, xinguei, acusei, magoei e sofri.

Hoje, a maturidade me permite não levar as coisas tão a serio e não me irritar por coisas que não valem à pena. Mas, continuo com meu instinto alerta, pois tenho um “faro de cão perdigueiro” para identificar pessoas e perceber situações que me levam a sentir raiva. Tenho raiva de pessoas falsas e dissimuladas! Tenho raiva de gente “podre” que se faz de “santa”! Tenho raiva de injustiça!
Porém, nada, (NADA) me provoca mais raiva que a MENTIRA!!!

E, quanto me deparo com a mentira, sai de baixo! Minha reação é imediata. Sinto raiva e demonstro, sim! Nesse momento fico indignada e não tô nem aí para o que a psicologia diz: entenda isso, entenda aquilo, pense, reflita, pondere, ouça e “oscaubau”! Mentiu? Danou-se! – Me aguente!

Mentira é falta de respeito! Gente mentirosa é mau caráter! E, apesar dos ensinamentos da vida e da maturidade, ainda não aprendi a lidar com gente safada! Nem quero!



24 comentários:

Majoli disse...

Oi Lia, bela participação sua.
Adorei o texto, mas levo comigo isso:
"Raiva é uma emoção
Ódio é um sentimento"

Divino e real.

Beijos no ♥

MERU SAMI disse...

Oi, Lia!

Um post bem organizado e que flui fácilmente.
Sempre haverá uma coisa e/ou situação que nôs tira a serenidade, não é? Se não for , será aquilo. E não adianta querer ficar sobre o salto nestas horas, quando percebemos estamos no chão e toda descabelada,rsrsrs...
Eu também não quero tolerar safados não!

Beijos.

Nilce disse...

Oi, Lia

Há tantas coisas pelas quais podemos sentir raiva todo dia, não?
Até de nós mesmos. rsrs
Concordo plenamente com:
"Raiva e ódio – senti-los é humano! O problema são atitudes movidas ou motivadas por raiva ou ódio".
Nós é que direcionamos para atitudes diferentes nossos sentimentos.

bjs no coração!

Nilce

Wanderley Elian Lima disse...

Tanto a raiva quanto o ódio, só prejudicam quem os sente.
Bjux

LUCIMAR SIMON disse...

Forte essa coisa de odio e raiva ne? adorei as classificaçoes desses momentos cada vez tao presentes em nossas vidas.

abraço a todos os blogueiros

Tati disse...

Oi Lia, concordo. Mentira é uma grande falta de respeito. Também não a tolero muito bem. Mas de tudo o que me deixa mais raivosa é a invasão do meu espaço. Esta me tira do sério por completo. E é quando não consigo ponderar. Estou trabalhando nisso!! heheh
Muito bom seu texto.
Beijos.

Marilu disse...

Querida amiga, texto muito explicativo, mas o bom da vida é não conviver com esses dois vilões..Tenha um lindo final de semana...Beijocas

Manuela Freitas disse...

Querida Lia,
Muito esclarecedor o teu post, é mesmo de especialista e que poderei dizer?
Que concordo em absoluto.
Beijinhos,
Manú

orvalho do ceu disse...

OI, Lia
Gostei muito de como iniciou seu post estabelecendo um paralelo ódio x amor... Perfeito, no meu modo de sentir as coisas ao meu redor e dentro de mim...
O campo de concentração é um exemplo típico dessa "VALORIZAÇÃO DO OBJETO ODIADO"...
Mencionou, muito claramante, os efeitos colaterais sobre a raiva e o ódio em nós...
Eu também "não corro atrás do prejuízo"... deixo por conta de quem administra nossa existência aqui nesssa breve passagem com muito mais sabedoria do que eu... Gostei dessa frase que empregou, menina. Muito amorosa a sua colocação.
E posso contar pra vc um segredinho: também "odeio" a mentira...
Tenha ótima tarde e cheia de paz interior.
Abraços fraternos

Glorinha L de Lion disse...

Lia, falou uma coisa que adorei, eu tb odeio mentira, falcatrua, lidar com gente safada. Isso realmente me tira do sério. Já melhorei muito tb. a idade ajuda e meu marido, um anjo na minha vida, tb me ensina bastante a cada dia. Mas sou movida pela raiva, mas ela dá e passa. Ainda bem.Dou umas coelhadas por aí e depois fico calma. Mas hj fico triste depois e muitas vezes me arrependo. mas vou aprendendo. Um dia, deixo de sentir, quem sabe? beijos e obrigada pelo apoio.

Bordados e Retalhos disse...

Lia não temops como fugir desse sentimento. Precisamos aprender a controlar isso para não nos machucarmos mais. Seguir nosso caminho buscando ponderação e serenidade é o melhor caminho. Nãoé fácil mas é possível. Bjs

Kelly Kobor Dias disse...

Muitas coisas me deixam com raiva, porém há algo que me deixa possessa: é perceber alguém tentando dar o famoso jeitinho brasileiro, querendo se dar bem pro meu lado. Isso me deixa com muita raiva!!!!
beijos

Socorro Melo disse...

Oi, Lia!

Acabei de ler seu texto com uma boa gargalhada, kkkkkk
Também odeio mentira, me sinto como se estivessem me fazendo de palhaça, subestimando minha inteligência, e aí digo como você, a Psicologia que me perdoe...
Muito legal o seu texto, suas ponderações, argumentações, reflexões, enfim... Maravilha!

Beijos
Socorro Melo

Cida disse...

Oi Lia!

Tenho passado por aqui, mas sempre tão apressada, que só da tempo de fazer a leitura...:)

Hoje, faço questão de deixar um comentário, pois concordo plenamente com você na questão da mentira.
Realmente, ninguém merece!
Se alguém mente prá mim, saio completamente do sério, pois já passo a imaginar quantas vezes antes essa pessoa já me fez de boba. É uma verdadeira falta de respeito, além de demonstrar falta de caráter e covardia.

Hoje, por coincidência, também tenho uma definição de ÓDIO lá no mosaicos.

Beijinhos prá você, e tenha um excelente final de semana.

Cid@

Regina Rozenbaum disse...

Lia, amada!
Êita outro tema danadu de baum, sô. Mas hoje vou falar dele nauumm. E mesmo que vc fique "indignada e nem aí p/ o que sua psi fala" (rsrs) vim aqui lhe convidar prá festa! Vamo que vamo?
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Beth/Lilás disse...

Muito bem Liamara, gostei de suas considerações a respeito deste sentimento tão feio, mas que todos nós já experimentamos na vida.
bjs cariocas

Vitor Chuva disse...

Olá Lia!

Está lindamente apresentado este texto sobre emoçoes ou sentimentos a que por vezes não conseguimos escapar, nem conseguimos controlar, por muito que possamos saber sobre eles. Não é tarefa fácil, de todo.
E para acabar num tom mais ligeiro, sempre direi "que de entre os dois, que venha o diabo e escolha ..."

Beijinhos; bom fim de semana.
Vitor

Sonia Pallone disse...

Aplausos Lia! Você "dissecou" de uma forma perfeita esse tema. Bjs.

Macá disse...

Lia
Me desculpa por estar chegando aqui só agora?
Seu texto sobre a raiva está ó-ti-mo. Esclarecedor. Muito bom.
Eu até que me viro bem quando sinto raiva. Uma batida de porta e pronto. Mas passa super rápido. Agora, o ódio se já tive, me esqueci e quero ficar bem longe desse sentimento.
beijos

Marisa Mattos disse...

Ninguem esta livre de curtir raiva,mas o odio e algo que se alimenta,se constrói ao longo da vida...Quero dizer que so sente odio quem se deixa levar por esse sentimento tao ruim...na verdade quem o sente é sua pior vitima....

Luma Rosa disse...

Lia, também não suporto a mentira! Ou melhor, pessoas trapaceiras. E quando somos nós o objeto de trapaça, não há como fugir da revolta, da raiva!! Bom Domingo! Beijus,

Anônimo disse...

Olá, Lia !

Eu minto todo dia quando me acho interessante..rsrs.Ainda bem que existe o vinho..rsrsrs..

Lindo seu blog..bjus

Lúcia Soares disse...

Lia, menina, desculpa não ter comentado ainda!
Está sendo muito gratificante ler todos os blogs participantes, mas acaba que penso que fui em um, fico cismada, volto e vejo que realmente não comentei!
Espero que me perdoe a falha!
Bom, o texto é ótimo e concordo que o ódio é extremamaente maléfico. Dói mais em quem o sente, sempre.
Odiar não odeio ninguém, mas uso muito a palavra, erradamente, como : "Odeio frio"! Claro que só é força de expressão, nesse caso.
Mas como sentimento, passo longe.
A raiva nossa de cada dia é fácil driblar, mas temos que ter cuidado pra não deixar qualquer coisinha virar motivo pra raiva. Faz mal pra pele! rsrsr
Beijo!

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Adorei suas considerações a respeito do tema.Um xero linda loira!!